Parque terá centro de referência do bicho-preguiça

Parque terá centro de referência do bicho-preguiça

A implantação do Projeto Bicho Preguiça está cada vez mais perto de acontecer. Nesta sexta-feira (08) a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) se reuniu com integrantes do G Barbosa para discutir o Termo de Ajustamento de Conduta – TAC aplicado ao supermercado. A previsão para o início do monitoramento dos animais está previsto para este primeiro semestre de 2016.

De acordo com o titular da Sempma, David Maia, o projeto que prevê a implantação de núcleo de monitoramento dos bicho-preguiça da família das Bradypodidae (preguiças-de-três-dedos) dentro do Parque Municipal de Maceió.

O projeto prevê a instalação de dois contêineres navais para a base de monitoramento dentro da Unidade de Preservação. Os animais passarão por uma triagem, receberão uma mochila com um identificador por rádio, além de passagem dos bichos e terão o comportamento avaliado dentro da Unidade de Conservação.

Maia enfatizou que o manejo dos animais auxiliará no entendimento de como eles se comportam. “O projeto é inédito em Maceió. A ONG Animália será responsável pelo monitoramento dos espécimes e fará a telemetria das áreas onde os grupos estão localizados, analisando seu comportamento, entre outros fatores”.

Outro aspecto do projeto visa a captura dos animais que escapam dos limites do Parque e o resgate em áreas urbanas. O banco de dados será atualizado constantemente por meio de GPS e as informações estarão disponíveis para estudo. O espaço inclui um viveiro para reabilitação dos bichos-preguiça que sofreram fraturas de quedas de árvores, apresentarem aspectos de desnutrição ou possuírem ferimentos oriundos de maus tratos.

Ascom Sempma

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate