AL exporta quase meio milhão de toneladas de açúcar VHP na safra 15/16

AL exporta quase meio milhão de toneladas de açúcar VHP na safra 15/16

Com quase cinco meses do início da safra 15/16 da cana em Alagoas, a Empresa Alagoana de Terminais (Empat) divulgou os primeiros números das exportações do VHP para os mercados americano e mundial. Até o dezembro, haviam deixado o Porto de Maceió mais de 415 mil toneladas de açúcar.

De acordo com dados da empresa, 11 países já compraram o VHP alagoano. A Rússia aparece como a principal importadora, sendo responsável pela aquisição de 87 mil toneladas ou 19,4% de todo o açúcar exportado até o fim de 2015.

Na segunda posição se encontra os Estados Unidos que já importou 65, 7 mil toneladas de açúcar ou o equivalente a 14% de todo o VHP que deixou Alagoas com destino aos mercados mundiais. Já na terceira colocação do ranking está a Índia que importou 37 mil toneladas o que corresponde a 8,2% do açúcar comercializado pelo Porto de Maceió.

Os demais países, seguindo a ordem de acordo com a quantidade de açúcar exportado, são: Lituânia; Geórgia; Austrália; Peru; Tunísia; Romênia e Finlândia.

No último boletim semanal divulgado pelo Sindaçúcar-AL, nº 17, as 18 unidades em funcionamento no Estado haviam produzido, no período de 18 de agosto até 27 de dezembro, 785 mil toneladas de açúcar, sendo mais de 582 mil toneladas do tipo VHP e mais de 202 mil toneladas de cristal.

Em comparação a moagem passada, quando no mesmo período haviam sido produzidas mais de 831 mil toneladas de açúcar, houve uma redução superior a 346 mil toneladas.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate