Câmara dos Deputados oferece curso de capacitação para educadores

Câmara dos Deputados oferece curso de capacitação para educadores

Já estão abertas as inscrições para o programa de capacitação “Missão Pedagógica no Parlamento”, patrocinado pela Câmara dos Deputados e voltado aos professores do ensino público. As inscrições para a sexta edição do programa estão abertas até o dia 21 no endereço http://www.camara.leg.br/missaopedagogica.

O programa é uma capacitação gratuita em educação para democracia voltada para professores, orientadores e coordenadores pedagógicos de escolas públicas dos ensinos fundamental e médio, sendo destinado aos educadores que tenham interesse em conhecer melhor o Poder Legislativo e vivenciar novas práticas que promovam a participação política e o exercício da cidadania.

Para participar, dentre outros requisitos, o interessado deve estar trabalhando como professor, coordenador ou orientador pedagógico em escola pública, possuir graduação concluída e ter interesse em trabalhar as temáticas de poder legislativo, política, cidadania e democracia com seus alunos.

O processo seletivo para ingresso no programa consistirá na participação no curso a distância “Educação para Democracia e o Parlamento”. Para participação no processo seletivo serão disponibilizadas 216 vagas, oito por Estado e Distrito Federal (DF), distribuídas por sorteio eletrônico. A provável data do sorteio será no dia 26 deste mês.

Como é

O programa conta com carga horária de 90 horas, divididas em dois módulos: Módulo Presencial com carga horária de 40 horas, que ocorrerá em Brasília no período de 20 a 24 de junho; e Módulo de Aplicação, com carga horária de 50 horas, na modalidade a distância, que ocorrerá no período de 1º de agosto a 10 de outubro.

A Câmara custeia passagens áreas, hospedagem e alimentação para que os professores selecionados participem do Módulo Presencial.

Os 54 professores com melhores desempenhos no curso, observada a distribuição de duas vagas por Estados e DF, serão selecionados para participar do programa.

Em Alagoas

Jane Lúcia Soares, coordenadora pedagógica da Escola Estadual Manoel Lúcio, de Arapiraca, ficou em primeiro lugar na etapa estadual do programa em 2015. Na modalidade a distância, onde os professores selecionados foram divididos em quatro grupos, a professora apresentou excelentes resultados, ficando em quinto lugar nacional.

Paralelamente, Jane também trabalhou a temática da democracia com seus estudantes. “Trabalhamos com eles sobre o que é ser cidadão e vi vivenciar a democracia. Para isso, fizemos vídeos e seminários sobre o tema.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate