Instituto de Metrologia e Qualidade encerra 2015 com saldo positivo

Instituto de Metrologia e Qualidade encerra 2015 com saldo positivo

Há exemplo do Governo de Alagoas, que superou desafios e buscou na criatividade a solução dos obstáculos em 2015, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/AL) encerrou o ano de 2015 com um balanço positivo em suas ações. Atuando nas fiscalizações de produtos e serviços em todo o Estado, o instituto finaliza as atividades com cerca de 9 mil instrumentos de medição fiscalizados, e mais de 40 mil produtos analisados.

“Durante as reuniões, ao longo do ano, entre os órgãos delegados do Inmetro, fomos considerados o segundo instituto mais atuante no primeiro semestre, e isso reforça o compromisso que o Inmeq tem com o consumidor e com as relações de consumo”, salientou o diretor-presidente Luiz Pedro Brandão.

Segundo o gestor, 2015 foi um ano de muitos desafios e Alagoas tem se apresentado como um
Estado que trabalha continuamente para melhorar a situação do povo alagoano. O diretor-presidente diz que, diferente de gestores em outros estados, optou por adequar o planejamento do órgão ao cenário atual, evitando assim o corte de pessoal e, consequentemente, os serviços ofertados à população.

“Tínhamos a possibilidade de cortar gastos com pessoal terceirizado, mas diante da demanda de serviços, que implicaria no descumprimento das nossas atividades, a atual gestão [Inmeq/AL] decidiu cortar gastos internos, para que nós pudéssemos continuar com o quadro atual, que já é bastante reduzido”, reforça Luiz Pedro.

Entre as conquistas deste ano está a reabertura do Conselho de Administração do Inmeq, que conta com a participação direta de entidades envolvidas nas relações de consumo, como a Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de Alagoas, além da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

“Foi um marco importante, que era necessário, como também nossa aproximação com o Sistema Secti e o Governo do Estado, que vem contribuindo com ideias que ajudam no nosso trabalho interno e externo”, afirma o diretor-presidente.

Fiscalizações

O Instituto realizou 15 operações especiais em diversas datas expressivas de consumo, como a semana santa, páscoa, volta às aulas e outras. Essas operações são idealizadas de acordo com os produtos mais consumidos no período, e buscam dar mais segurança ao consumidor na hora da compra.

De acordo com dados do Inmeq, a área de Metrologia Legal, responsável por fiscalizar instrumentos de medição, foi responsável pela verificação de mais de 9 mil equipamentos, entre balanças, bombas de combustíveis, taxímetros e instrumentos médicos.

Na Divisão de Pré-medidos, parte da Metrologia Legal, ao todo foram feitas mais de 24 mil ações de fiscalização a produtos embalados pela indústria e comércio. Ainda segundo os dados, a Gerência de Avaliação da Conformidade inspecionou em torno de 20 mil produtos, de brinquedos às peças automotivas.

Capacitação

O Instituto promoveu a capacitação corpo técnico esse ano com dois cursos, Agente Fiscal de Metrologia, com formação de 13 metrologistas, e ainda o curso em Avaliação da Conformidade, contando com a presença de todo o setor de Gerência da qualidade. Para o público externo, outros dois cursos foram realizados com o objetivo de qualificar empresários, consultores, estudantes e servidores que atuam na área comercial.

2016

“Entre nossos objetivos está a reinstalação do posto de verificação de cargas perigosas no Estado, que iria dar mais segurança à população de Alagoas, além da participação do órgão no Polo Agroalimentar em Arapiraca, contribuindo para a certificação de produtos alimentícios produzidos na região”, revela Luiz Pedro.

As metas, segundo o gestor, são alvo de discussão em encontros realizados com a Secretaria de Ciência, da Tecnologia e da Inovação, e que, aos poucos, vêm ganhando forma e não ocorreram devido aos enfrentamentos orçamentários deste ano. O diretor-presidente ressalta que continuará batalhando para que o instituto cumpra com seu papel fundamental no Estado, trabalhar as relações de consumo e promover o fomento da economia alagoana.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate