Klécio Santos acredita na recuperação do setor após concessão de crédito dada pelo governo

Klécio Santos acredita na recuperação do setor após concessão de crédito dada pelo governo

Após mais de três anos enfrentando a crise no setor sucroenergético alagoano, que aparentemente não esboçava reação, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, acredita que o setor agora possa se recuperar. Isso porque, em 2016, as usinas alagoanas irão contar com a liberação de recursos oriundos do empréstimo internacional referente a R$ 1,2 bilhão, concedidos pelo governo federal.

O benefício foi anunciado oficialmente em solenidade realizada nesta terça-feira,22, no Palácio República dos Palmares, com a participação de empresários do setor. O governador Renan Filho anunciou oficialmente o repasse de recursos que vão possibilitar a renovação dos canaviais e pediu, em contrapartida, que as usinas quitem seus débitos com fornecedores.

Economicamente, na visão do líder da Pindorama, o segmento sobrevivia sem perspectivas de crescimento e agora ganhou uma “injeção de ânimo: “os bancos há anos fugiam das usinas, concessão crédito não existia. Hoje estamos vivendo um marco histórico que irá organizar a casa e ajudar a equilibrar as finanças dessas indústrias”, observou Klécio lembrando que o mercado já apresenta reação com preço valorizado do saco do açúcar Pindorama no último trimestre de 2015 em meio a alta do dólar.

Novo ciclo
Com histórico de retração econômica aguda, para o setor, desde 2008, as unidades industriais acumularam dívidas com seus fornecedores nas últimas safras. À pedido do governador Renan, as companhias sucroenergéticas se comprometeram em priorizar a quitação destes débitos para otimizar suas finanças e dar início a um novo ciclo.

A Pindorama também se insere no acordo com o objetivo de superar seus débitos e recuperar sua produtividade. “É um momento que vai levar o setor para outra situação graças ao trabalho abnegado e capacidade técnica de Pedro Robério, Renan Filho e senador Renan Calheiros, além de todos que torceram para recuperação do setor. Com advento desse financiamento, nossas expectativas se tornam melhores”, ressaltou.

_

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate