‘Imbróglio’ empurra nomeação de conselheiro do TCE para abril ou maio de 2016

‘Imbróglio’ empurra nomeação de conselheiro do TCE para abril ou maio de 2016

Em setembro deste ano anunciei no Blog do Edivaldo Junior, no portal Gazetaweb, que o preenchimento da vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, aberta desde junho deste  ano – que vem sendo reivindicada pelo MP de Contas – deveria ser preenchida rapidamente (http://wp.me/p6TEFy-2V0). Errei.

O processo não só se prolongou além  do esperado, como deve demorar ainda mais. Salvo uma “reviravolta” na posição do governo, a escolha do nome para a vaga aberta na corte de contas deve se estender até abril ou maio de 2016. Isso porque o “imbróglio” foi parar no Tribunal de Justiça.

Uma liminar, concedida pelo desembargador Domingos de Araújo Neto, na quarta-feira, 9, impede o governador Renan Filho de nomear qualquer pessoa para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas.

A liminar é resultado de ação da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCNO) que pede que o governador “se abstenha de indicar qualquer pessoa que não seja membro do Ministério Público de Contas (MP de Contas) de Alagoas” para o cargo.

A única forma de apressar o preenchimento da vaga de conselheiro, no momento, pelo que parece seria o governador indicar um dos nomes da lista tríplice do MPC. Renan Filho, no entanto, estaria convencido de que a vaga é de livre escolha do governador.

Se o impasse continuar, a decisão tende a ir para o pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas e só deve ser votada, dentro de quatro ou cinco meses. Se a disputa for parar em uma corte superior, poderá se arrastar por mais alguns meses. Até lá, a vaga deve continuar aberta.

A outra opção seria o próprio governador decidir nomear algum dos três nomes do MPC. Ao que se sabe, Renan Filho está convencido, a partir de parecer de juristas, que a vaga é de livre escolha do governador. Confirmada a tese, ele ainda deve se debruçar sobre a escolha do nome, mas essa é outra história.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate