Feira Agrária traz a Maceió produção de assentamentos de todo o Estado

Feira Agrária traz a Maceió produção de assentamentos de todo o Estado

O diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, participou, na manhã desta quarta-feira (9), da inauguração da Feira da Reforma Agrária, na Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió. Na ocasião, Jaime Silva representou o governador de Alagoas, Renan Filho.

A feira é organizada pelo Movimento de Libertação dos Sem Terra, com o apoio do Iteral e do Governo do Estado, e reúne na capital 130 agricultores de assentamentos localizados nas regiões do Agreste, Litoral, Sertão e da Zona da Mata.

Para o coordenador do MLST em Alagoas, Josival Oliveira, a feira é uma forma de interação do homem do campo com o da cidade. “É importante haver o diálogo entre o campo e a cidade, para que a cidade conheça a realidade do campo e vice-versa. É uma oportunidade para os agricultores mostrarem seu trabalho e de a cidade consumir alimentos saudáveis a preço justo”, afirmou Josival, que aproveitou o evento para fazer uma homenagem ao agricultor Saúba, do MLST, que faleceu recentemente.

Jaime Silva ressaltou a importância de feiras agrárias e a participação do Iteral na realização de eventos que contribuem para o desenvolvimento do homem do campo e dos movimentos sociais, com o respaldo do Gabinete Civil e do Governo do Estado.

“Eu fico muito feliz em participar de uma feira que tem o total apoio do Iteral. Sei o quanto é difícil realizar um evento desse porte, mas é função do Iteral contribuir, ajudar e intermediar a relação dos movimentos com o Estado, principalmente um movimento sério como o MLST. Quero parabenizar a todos os agricultores e me colocar à disposição por meio do Iteral”, afirmou Jaime Silva.

Alimentos como macaxeira, inhame, batata e diversas frutas estão sendo comercializadas a preços populares e podem ser adquiridas nas dezenas de barracas montadas na praça. A dona de casa Maria Helena Elias não perdeu tempo e foi conferir o que tinha na feira. “Eu sempre veio e compro porque é barato e são produtos sem agrotóxicos, mais saudáveis”, disse.

Amaro Luiz dos Santos, de 61 anos, é agricultor do assentamento Novo Horizonte, no município de Joaquim Gomes, e espera vender bem. “Trouxe macaxeira, inhame, banana, laranja e quero voltar sem nada para casa no sábado”, disse confiante.

A Feira da Reforma Agrária segue até sábado (12) e funciona durante a semana das 5h até a meia-noite e no sábado até o meio-dia.

À noite, a programação cultural contará, nesta quarta-feira (09), com apresentações musicais da cantora Micheline Encanta e do cantor Guilla Gomes, a partir das 19h, no palco que está montado na praça; nesta quinta-feira (10) está previsto um debate filosófico com o projeto Mora na Filosofia, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e a animação do Samba de Ladeira, Igbonan Rocha e Samba de Nêgo; na sexta-feira (11), o público conta com o som da Beach Beatles Rock Banda, Bruno Hitan e com o Bingo do Carneiro.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate