Alagoas Previdência recupera R$ 4,9 milhões em benefícios indevidos

Alagoas Previdência recupera R$ 4,9 milhões em benefícios indevidos

A Alagoas Previdência recuperou, em 2015, cerca de R$ 4,9 milhões com ações de combate à fraude. Neste montante, R$ 1 milhão foram referentes à devolução de valores pagos indevidamente, após óbito de beneficiários.

O montante foi devolvido por meio de cobrança administrativa às famílias dos segurados. Funciona assim: os beneficiários morrem e a família não comunica de imediato. Então, o benefício acaba sendo depositado, às vezes, por vários meses, até que o órgão previdenciário seja informado do falecimento ou haja cruzamento com o Sistema Informatizado de Óbito (Sisobi).

Para combater as fraudes, a previdência estadual criou, este ano, uma Coordenação Jurídico-Administrativa e Financeira, que apura eventuais inconsistências. Após requisitadas as informações aos bancos e comprovados os saques indevidos, os familiares são convocados para a devida restituição.

“Quando detectamos inconsistências, acionamos os bancos para saber se houve ou não movimentação. Se houve, nós notificamos os familiares para que compareçam na Alagoas Previdência e restituam o que sacaram indevidamente”, explica o diretor administrativo, financeiro e patrimonial, Horácio Aguiar.

Por meio do Sisobi, que repassa informações dos registros civis de óbitos, no período de janeiro a novembro, a Alagoas Previdência detectou 253 benefícios irregulares, recuperando R$ 3,9 milhões.

A parceria institucional com a Controladoria Geral da União (CGU) também reforçou a luta contra irregularidades, detectando inconsistência em 112 benefícios, trazendo uma economia de R$ 195,6 mil mês, a partir de novembro de 2015.

Segundo Horácio, a Alagoas Previdência vem investindo constantemente em segurança na área da informação. Neste ano, foram adquiridos nobreaks, data center, computadores, estabilizadores e softwares.

Para aprimorar mais o serviço de detecção de fraude, a partir de 2016, um dos mecanismos aplicados será a implantação de um sistema de recadastramento e atualização de dados contínuo dos segurados. “O objetivo dessa atualização de dados é trabalhar com mais segurança, rapidez e o mínimo de erro possível na folha”, garante Aguiar.


Agência Alagoas

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