Emater discute convênio para implementar extensão rural em municípios

http://edivaldojunior.com.br/wp-content/uploads/2015/12/extensão-rural.jpgEmater discute convênio para implementar extensão rural em municípios

A proposta de fortalecimento da agricultura familiar alagoana para 2016 já começou. Representando o Governo do Estado, o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater-AL), através de seu diretor-presidente, Carlos Dias, tem promovido reuniões com prefeitos alagoanos para discutir a implementação de um convênio que estabelece ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) nos municípios.

Na segunda-feira (30), foi a vez do prefeito de Poço das Trincheiras, Gildo Rodrigues, reunir-se com Dias, na sede do Instituto, para análise da proposta de parceria entre Estado e Município. Os prefeitos de Anadia, Carneiros, Jaramataia e Maravilha também já estiveram em Maceió para discussão da proposta.

De acordo com Dias, o objetivo é estabelecer contato com as prefeituras que possuem interesse no convênio e, por fim, formar uma rede de Ater em todo o Estado.

“Esse é um modelo que já é aplicado com sucesso em outros estados brasileiros e que oferece um serviço de Ater contínuo para os municípios e ainda é uma forma de dinamizar o setor em um momento de crise que estamos enfrentando”, frisa Dias.

Para o prefeito Gildo Rodrigues, o convênio pode ajudar a combater a seca e mudar a vida dos pequenos agricultores de Poço das Trincheiras.

“Nós temos uma carência de assistência técnica e essa parceria vem ajudar na estruturação do município nesse sentido. Tenho certeza de que é uma alternativa a mais para combater a seca e agradeço o apoio oferecido pela Emater pelo Carlos Dias. Nossa secretária de agricultura, Renimar Alencar, vai estar em contato para que os nossos técnicos possam, junto com a Emater, orientar os agricultores e mudar para melhor as perspectivas desse agricultor, que é o nosso objetivo”, concluiu o gestor municipal.

O convênio

O termo de cooperação entre Estado e Município tem como objetivo melhorar as condições econômicas e sociais das populações rurais, dinamizando o setor agropecuário através do aproveitamento dos potenciais de cada município de modo a buscar a autossuficiência na produção de alimentos e excedentes comercializáveis.

Para isso, os municípios vão disponibilizar os técnicos da secretaria municipal para trabalhar junto aos técnicos da Emater na elaboração e execução de um plano de Ater na cidade.

Entre os itens previstos no convênio estão a confecção de um plano de Ater a curto e médio prazos; implementação de políticas voltadas ao setor rural, capacitação de agricultores familiares em tecnologia, agropecuária e gerência, visando a utilização correta de máquinas, equipamentos, insumos, crédito rural e outros; organizar e desenvolver associativismo; e a conservação de recursos naturais de solo, água, fauna e flora, para preservação ambiental e melhoria na qualidade de vida.

_

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate