Técnicas de ministério conhecem APL, que deve ser incluído em programa piloto

Técnicas de ministério conhecem APL, que deve ser incluído em programa piloto

Um grupo formado por técnicas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) realizou, na terça-feira (25), visita a três empresários do Arranjo Produtivo Local Móveis Maceió e Entorno. O encontro teve como objetivo a inclusão do APL em um programa piloto voltado a ações integradas entre diversas instituições e os empreendedores.

Durante a programação das visitas, também houve uma reunião entre representantes do Sebrae e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), que coordenam o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) em Alagoas. Além deles, técnicos do Senai também estiveram presentes.

O programa piloto nasceu dentro do Grupo de Trabalho de Extensão Industrial, de Gestão e Tecnologia, do MDIC, e busca convergências entre as iniciativas existentes, com o objetivo de aumentar a eficiência e a eficácia dos resultados obtidos nas empresas. A equipe desenhou um modelo de integração e propôs testar tal metodologia em alguns APLs.

Segundo a técnica do MDIC, Fabiany Vellasco, foram escolhidos cinco APLs de todo Brasil para participar do programa piloto. “O critério de seleção dos arranjos passou por alguns aspectos, como governança local estruturada e um plano de desenvolvimento cadastrado do MDIC, depois passamos para a parte qualitativa e o de Móveis e Maceió e Entorno correspondeu as expectativas”, afirma.

O grupo de trabalho do Ministério é composto pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sebrae, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), CNI/Senai, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Ministério da Educação (MEC), Ministério de Minas e Energia (MME) e Secretaria da Micro e Pequenas Empresas.

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Giselle Mascarenhas, as discussões foram de grande importância e incluir o APL em ações nacional eleva o potencial do grupo. “Ficamos satisfeitos com a visita, é mais uma grande oportunidade de integração e desenvolvimento para o arranjo”, enfatiza.

Para a proprietária da Artifex Móveis Planejados, uma das empresas visitadas, Siomara Miranda, participar do arranjo traz muitos benefícios para os empreendedores. “Integrando um grupo como o APL, conseguimos ter mais credibilidade no mercado, ter acesso a consultorias e capacitações e melhorar vários aspectos da gestão do nosso negócio”, explica a empresária.

O APL Móveis Maceió e Entorno faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) em parceria com o Sebrae. O arranjo contempla, além da capital alagoana, as cidades de Rio Largo e Marechal Deodoro.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate