Hemoar recebe mais de cem doações no Dia Nacional do Doador de Sangue

Hemoar recebe mais de cem doações no Dia Nacional do Doador de Sangue

O Hemocentro de Arapiraca (Hemoar) registrou uma movimentação intensa nesta quarta-feira (25), data em que foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. Mais de cem doadores procuraram o Hemocentro, que ainda contou com o suporte da unidade móvel, que durante toda a semana permanecerá estacionada em frente à sede do órgão.

Paralelamente, o Hemoar participa da Semana Nacional do Doador de Sangue, coordenada pela Hemorrede alagoana. O objetivo é estimular a doação voluntária e garantir estoque de sangue para as festividades de fim de ano, quando a demanda aumenta consideravelmente.

“Fizemos uma campanha para conscientizar as pessoas sobre a importância desse gesto nobre, que é doar sangue, um líquido precioso que não pode ser comprado no supermercado, muito menos fabricado. Sangue é vida que pode salvar outras vidas”, disse a assistente social do Hemoar, Ruth Neide Barbosa.

Quem fizer sua doação durante a Semana Nacional do Doador ainda será homenageado com uma camiseta da campanha, incentivando a doação de sangue e um lanche especial. Ainda de acordo com a assistente social do Hemoar, uma cirurgia cardíaca, por exemplo, consome em média seis bolsas de sangue e que a maior necessidade de doadores concentra-se na tipagem sanguínea negativa.

“Precisamos estar com nosso estoque sempre preparado, pois Arapiraca é uma cidade polo, onde a demanda por sangue é considerada grande, tanto pela Unidade de Emergência, que atende pacientes traumatizados, como também os hospitais da cidade, onde são realizadas hemodiálises e procedimentos cirúrgicos nas mais diversas áreas”, disse.

A previsão do Hemoar é que até a esta sexta-feira sejam realizadas mais de 500 coletas sanguíneas.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate