Adeal realiza inquérito soroepidemiológico de aves

Adeal realiza inquérito soroepidemiológico de aves

A Agência de Defesa Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) deu início ao inquérito soroepidemiológico para a avaliação de circulação dos vírus da Influenza Aviária (IA) e da Doença de Newcastle (DNC).

A coleta de material será realizada em 24 estabelecimentos com planteis avícolas industriais que foram selecionados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Serão 22 granjas de frango de corte e duas de aves poedeiras, instaladas em 15 municípios. O trabalho de campo deve ser concluído no prazo de até 90 dias. O material coletado será encaminhado para análise oficial no Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro) do Mapa, em Campinas, São Paulo.

Serão coletadas amostradas de dez animais, por granja, sendo realizados os procedimentos de colheita de soro sanguíneo e suabe de traqueia e cloaca. A ação contará com a participação de dez fiscais estaduais gropecuários/médicos veterinários da Adeal.

O inquérito soroepidemiológico é realizado em todo o Brasil sob a coordenação do Ministério da Agricultura, sendo uma das etapas do Sistema de Vigilância Brasileira para Avicultura com o propósito de habilitar o país a conquistar novos mercados que exigem a certificação de sanidade das aves.


Ascom Adeal

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate