Mais de 800 animais são vacinados contra aftosa em Murici

Mais de 800 animais são vacinados contra aftosa em Murici

Técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) acompanharam nesta quarta-feira (18), a vacinação assistida de mais de 800 bovinos na Agropecuária Vale dos Sonhos, zona rural do município de Murici. A ação faz parte da programação da segunda etapa da campanha de vacinação de 2015 contra a febre aftosa, realizada durante todo o mês de novembro.

A vacinação assistida foi acompanhada pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Álvaro Vasconcelos, pelo diretor-presidente da Adeal, Marcelo Lima, e por representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A segunda etapa da campanha, que teve início no dia 1º de novembro e prossegue até o próximo dia 30, tem como meta vacinar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado, o que corresponde a mais de 1,2 milhão de animais.

Na primeira etapa, realizada em maio passado, a cobertura vacinal chegou a mais de 96% do rebanho. Para o secretário Álvaro Vasconcelos, o índice é satisfatório, mas precisa ser elevado, garantindo que Alagoas avance em sua classificação junto ao Mapa.

“O ideal é chegarmos aos 100% de cobertura vacinal. Estamos trabalhando para que o Estado atinja o status de zona livre da aftosa sem vacinação. Alagoas nunca registrou casos de febre aftosa e o produtor rural vem cumprindo o seu papel, vacinando e fazendo a declaração junto à Adeal. Esse esforço do produtor e do Estado no cumprimento dessa obrigação é que permite que Alagoas mantenha suas fronteiras abertas para a comercialização do gado e da carne produzida aqui”, disse o secretário.

O diretor-presidente da Adeal, Marcelo Lima, também falou da expectativa do órgão para a segunda etapa da campanha de vacinação.

“Falta pouco para chegarmos aos 100%. Vamos conseguir essa cobertura vacinal graças ao empenho dos criadores alagoanos”, afirmou Lima, lembrando que a vacinação assistida é realizada em propriedades onde há um alto trânsito de animais ou em áreas próximas a feiras e matadouros.

A chefe do departamento de Saúde Animal do Mapa em Alagoas, Sonia Lages, participou da vacinação assistida e manifestou a satisfação do órgão federal com os resultados obtidos.

“Alagoas tem atingido índices altamente satisfatórios e, para que isso continue sendo alcançado, é importantíssimo que o setor privado seja parceiro do Governo nessa grande empreitada pela erradicação da febre aftosa. É um ganho para todos: para o produtor, para a sociedade brasileira como um todo e para o Governo, com certeza”, disse a representante do Governo Federal.

A Adeal alerta ao criador que, após ter vacinado os animais, ele deve comparecer a um dos escritórios do órgão de defesa para fazer a declaração e atualizar os dados cadastrais.

“A vacinação é importante para os pecuaristas, independente do tamanho do rebanho. Não podemos deixar de imunizar os nossos animais contra a febre aftosa”, afirmou Cristóvão Rodrigues, pecuarista da Vale dos Sonhos.

Também presente à vacinação assistida, os presidentes da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Arruda, e da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Álvaro Almeida, ressaltaram a importância do engajamento do setor produtivo na campanha. “Desde que o Ministério da Agricultura apresenta essa campanha, nós temos vacinado mais de 95% do rebanho e não tenho dúvidas de que, mais uma vez, o produtor vai atender a esse chamamento do Governo do Estado”, disse Arruda.

“Tanto a Adeal, quanto os produtores rurais estão cumprindo com o seu papel. Estão todos de parabéns. O criador vem vacinando e declarando, além de estar transitando com a GTA. Quem não vacinou, que faça e regularize os dados cadastrais cumprindo as obrigações como pecuarista. Afinal, queremos conquistar a zona livre sem vacinação”, enfatizou Álvaro Almeida.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate