Terceirização no serviço público: Governo vai mandar para ALE lei das OS

Terceirização no serviço público: Governo vai mandar para ALE lei das OS

Está saindo do forno do Palácio dos Palmares mais um projeto de lei, daqueles que prometem ‘mexer’ profundamente nas estruturas do serviço público do Estado.

O governo deve mandar, nos próximos dias, para a Assembleia Legislativa, mensagem propondo a regulamentação do uso de Organizações Sociais (OS) pelo Executivo  na gestão de atividades do Estado.

O modelo já vem sendo adotado por vários municípios, a exemplo de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema  e Palmeira dos Índios, e pelo próprio Executivo estadual. No caso do governo de Alagoas, algumas experiências podem ser registradas como a gestão Programa Água Para Todos, um contrato de R$ 43 milhões, feito em 2013, na gestão de Teotonio Vilela Filho,  ainda em execução.

O governo de Alagoas parece apostar  no caminho na terceirização de serviços públicos através das OS para ampliar e melhorar os serviços prestados à população, a começar pela Saúde e Educação.

No caso do Estado, a abrangência dos serviços que serão terceirizados pelas OS será maior, não se restringido apenas a saúde. Além de escolas, as organizações sociais poderão ser contratadas para a gestão de vários outros serviços em áreas como cultura, social e na prestação de alguns serviços diretos ao cidadão.

O que governo quer, segundo um importante interlocutor do Palácio dos Palmares, é melhorar a qualidade dos serviços rapidamente, “o que não seria possível através da realização de concursos públicos ou o modelo convencional do serviço público”.

A apreciação da proposta pode até provocar algum barulho na ALE, mas a aprovação já é dada como certa.

O caso da UPA de Palmeira dos Índios

A prefeitura de Palmeira dos Índios contratou, em fevereiro deste ano, Instituto Pernambucano de Assistência e Saúde para a gestão da UPA do município. O valor do contrato foi de R$ 9.299.761,32 por um período de 12 doze. É o mesmo instituto que faz a gestão do Hospital Regional dr. Clodolfo Rodrigues de Melo, em Santana do Ipanema. As duas unidades recebem recursos federais e estaduais.

Entenda o que é OS

OS – Organização Social – é uma qualificação, um título, que se outorga a uma entidade privada, sem fins lucrativos, para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público (dotações orçamentárias, isenções fiscais etc.), para a realização de seus fins, que devem ser necessariamente de interesse da comunidade.

Com esse título, é possível celebrar um Contrato de Gestão, um modelo de administração pública que pretende ser mais eficiente.

É o ajuste celebrado pelo Poder Público com órgãos e entidades da administração direta, indireta e entidades privadas qualificadas como organizações sociais, para lhes ampliar a autonomia gerencial, orçamentária e financeira ou para lhes prestar variados auxílios e lhes fixar metas de desempenho na consecução de seus objetivos.

A definição está no Art. 1o Lei federal Nº 9.637, de 15 de  maio de 1998: “O Poder Executivo poderá qualificar como organizações sociais pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde, atendidos aos requisitos previstos nesta Lei”.

Veja aqui a lei, na íntegra:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9637.htm

Saiba mais

No artigo “Organizações Sociais” o procurador Eurico de Andrade Azevedo explica melhor o que é uma OS. Veja aqui o texto na íntegra:http://www.pge.sp.gov.br/centrodeestudos/revistaspge/revista5/5rev6.htm

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate