Prefeitura de Maceió matricula 180 jovens nos cursos do Pronatec

Prefeitura de Maceió matricula 180 jovens nos cursos do Pronatec

Centenas de jovens compareceram para se inscrever nos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria, ofertados pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Ao todo, foram disponibilizadas 180 vagas para os cursos de Garçom, Vendedor, Mecânico de Motos, Camareira em meio de hospedagem, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Supermercado, nos turnos da manhã e tarde. As matrículas foram realizadas no auditório do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Maceió, no Centro.

O auditório do Ifal ficou lotado. Foram distribuídas fichas e feita a triagem da documentação dos candidatos para saber se cumpriam os requisitos exigidos, como estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais.

A estudante do nono ano, Beatriz Santos, de 17 anos, foi se inscrever para o curso de auxiliar administrativo. “Acho que fazer esse curso vai me ajudar bastante. Acredito que quando terminar conseguirei logo um emprego”, disse Beatriz.

As aulas serão ministradas pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal), por meio do Pronatec, que é um programa de formação profissional voltado para inscritos no Cadastro Único, com o objetivo de ampliar as suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho através da oferta de cursos de formação inicial e continuada (FIC). Todos os cursos são gratuitos e os alunos recebem material didático e ajuda de custo.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, destacou que o Pronatec é uma das principais portas de entrada para o maceioense ter acesso ao primeiro emprego formal. “Temos vários casos de ex-alunos que estão se dando muito bem graças a essa oportunidade de formação. Alguns descobriram uma vocação que nem sabiam que possuíam. Já outros conseguiram se consolidar no mercado de trabalho que tanto almejavam”, afirmou Celiany.

Devido a grande procura, todas as vagas disponíveis para quarta-feira (11) foram preenchidas no primeiro horário. “Muita gente procurou para se inscrever e as vagas foram preenchidas no período da manhã. O Pronatec em Maceió já deu oportunidade para vários jovens e estamos trabalhando para abrir mais vagas ainda este ano”, destacou a coordenadora- geral de Programas Especiais e Complementares da Semas, Silvana Cunha.

Ascom Semas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate