IMA recebe mais de 120 denúncias de infrações ambientais em dez dias

Problemas foram registrados e relatados por usuários do aplicativo IMA Denuncie
IMA recebe mais de 120 denúncias de infrações ambientais em dez dias

A equipe de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente (IMA) esteve, na manhã desta quinta-feira (29), em três locais de Maceió, para apurar denúncias realizadas por meio do aplicativo IMA Denuncie. Desmatamento, disposição irregular de resíduos sólidos e comércio clandestino de animais silvestres estão entre as infrações mais relatadas pela população.

O aplicativo está disponível para uso desde o último dia 19 e, em um período de 10 dias, foram realizados 127 registros. Segundo informações do gerente de Monitoramento e Fiscalização do Instituto, Ermi Ferrari, cerca de 80% das denúncias se referem a problemas em Maceió.

“A primeira parte do trabalho é uma triagem das denúncias para verificar o que é competência do IMA em fiscalizar. Algumas serão repassadas para outros órgãos responsáveis, para que tomem as providências necessárias”, disse o gerente

Ferrari explicou, ainda, que, semanalmente, serão realizadas reuniões com os técnicos para verificar a apuração dos problemas. “Nós temos equipes de fiscalização divididas por áreas em todo o estado. Após a triagem, as denúncias serão repassadas para elas”.

Autuações

Na manhã desta quinta-feira (29), a equipe verificou uma denúncia, realizada por cinco pessoas, sobre a disposição irregular de resíduos sólidos, no bairro da Gruta. Enquanto os técnicos realizavam a vistoria, uma equipe da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) compareceu ao local e explicou que foi colocada uma cerca para evitar que a população jogasse lixo no local.

Apesar disso, a Slum será autuada para que seja feita a retirada dos resíduos e a recuperação da área degradada. Em outro ponto da capital, no bairro do Tabuleiro dos Martins, o proprietário de uma loja revendedora de ração foi autuado por comercializar animais silvestres.

Dois pássaros, um sibite e um sanhaço, foram apreendidos pelos policiais do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e pelos técnicos do setor de Gestão de Fauna do IMA. Eles serão levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O aplicativo IMA Denuncie está disponível para smartphones, por meio de plataformas específicas. Para os telefones com sistema Andoid, está disponível no Google Play. Para os telefones com sistema IOs, estará disponível nos próximos dias.


Ascom IMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate