Unidades de saúde reforçam alerta contra câncer de mama

Unidades de saúde reforçam alerta contra câncer de mama

As unidades de saúde do município de Maceió continuam a desenvolver atividades voltadas ao mês dedicado ao combate e prevenção do câncer de mama. Na Unidade de Saúde da Família (USF) Valdomiro Alencar, localizada no Jacintinho, os profissionais de saúde têm aproveitado o momento que antecede as consultas médicas, conhecido como sala de espera, para alertar as usuárias a se manterem atentas aos sintomas da doença. As ações fazem parte do Maceió Rosa, conjunto de ações da Prefeitura para o movimento Outubro Rosa.

Nas atividades, a equipe da unidade tem procurado repassar todas as orientações necessárias e estimular as mulheres a realizarem não só o autoexame das mamas, mas também a mamografia, pelo menos uma vez ao ano. O foco principal é reforçar que o melhor caminho para a cura é o diagnóstico precoce. Esse direcionamento para as ações do Outubro Rosa não impediu, porém, que os profissionais incluíssem o Dia das Crianças na programação, promovendo uma festividade animada com brincadeiras e brindes.

Também trabalhando com ações voltadas à sensibilização do público feminino atendido na unidade para a prevenção das doenças que afetam a saúde da mulher e não apenas o câncer de mama, a equipe de enfermagem da Unidade de Saúde da Pitanguinha realizou, em parceria com a Faculdade Estácio – representada na ação pela professora Kátia e estagiários do 9º período do curso de Enfermagem – uma ação voltada à prevenção e combate à sífilis.

No local, o grupo trabalhou a prevenção desta DST com palestras em sala de espera, estímulo à realização do teste para diagnóstico rápido e distribuição de preservativos masculinos e femininos.

Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate