Instagram do Governo de Alagoas é o mais seguido do Brasil no segmento institucional

Instagram do Governo de Alagoas é o mais seguido do Brasil no segmento institucional

Uma das premissas fundamentais do Governo de Alagoas é a proximidade com o cidadão e o caminho está sendo trilhado com sucesso. O perfil do Governo de Alagoas no Instagram (@governodealagoas) é o mais seguido entre os perfis institucionais brasileiros. São 10 mil seguidores, contra o segundo colocado (Paraíba, com 4.692). No Brasil, o Instagram ultrapassou a barreira de 300 milhões de usuários, no primeiro semestre de 2015.

Em janeiro de 2015, eram 990 seguidores. A organização de um cronograma, publicações relevantes e práticas elevaram o número de interessados no que Alagoas está produzindo.

“Para alcançar esse resultado, desde o início do ano foram desenvolvidos programas, cronogramas e produtos específicos na web que oxigenaram a rede e conseguiram atrair as pessoas”, é o que explica o gerente das Redes Sociais do Estado, Luiz Siqueira.

Além da composição de conteúdo contundente e útil, a criação da hastag #EuCurtoAlagoas faz com que turistas ou os próprios alagoanos postem fotos de qualquer parte do Estado e escrevam na legenda a hastag.

 

“Isso só prova que as pessoas querem sociabilizar, até porque as redes sociais foram criadas para isso. Imagina ver sua foto, com o seu nome no perfil do Governo do Estado? Para o internauta isso prova que aquela rede social, de fato, está interagindo com o público”, explicou Siqueira.

Hastags como #EuCurtoAlagoas fizeram com que o Instagram conseguisse 10 mil seguidores, se tornando o perfil governamental mais seguido no Brasil. Deixando para trás, até o perfil do Governo de São Paulo, que tem apenas 4.139 seguidores.

 

 

“Trabalhamos no sentido de poder mostrar Alagoas para os alagoanos, principalmente, mas de uma forma mais próxima deles. Falando do dia a dia, dos assuntos do governo, mostrando o que nós temos de belezas naturais, de cultura, de gastronomia”, ressaltou.

INTERAÇÃO

O gerente das redes sociais do Estado disse também que antes os perfis não tinham movimentação e que, com esses programas o perfil do Governo teve um aumento significante.

“O próprio governador Renan Filho é atuante nas redes sociais. Ele sempre fala que ‘as redes sociais aproximam pessoas’ e é para isso que estamos trabalhando com cronogramas e postagens diárias, com um tom mais leve”, assegurou o gerente das redes sociais do Estado, Luiz Siqueira.

Outras hastags como #PartiuAlagoas também fez com que a ferramenta online ‘estourasse’. Até celebridades do mundo da TV já usaram a hastag quando fizeram uma visita a Alagoas. “Esse tipo de programa é para mostrar aos internautas o que o Governo tem feito para o Estado”, falou Luiz Siqueira.

Sabores de Alagoas foi um outro programa que movimentou o canal do YouTube do Governo do Estado. Uma série de vídeos explorando os sabores regionais autenticamente alagoanos mostrou a culinária local.

 

Oito chefs foram convidados para evidenciar as nossas riquezas gastronômicas em programas que foram possíveis de ver no Facebook e no YouTube; e com o grande sucesso que foi na internet, os programas foram exibidos também na TVE Alagoas.

 

 

Além desses programas, as curtidas e os comentários nos posts dos seguidores dos perfis do Governo do Estado são importantes para que o público veja o verdadeiro significado das redes sociais.

MONITORAMENTO

Segundo estudos realizados pela equipe de marketing e mídias sociais do governo estadual, o perfil do internauta que mais acessa as redes sociais de Alagoas é considerado comum, abrange pessoas de todas as idades, principalmente jovens com idade entre 25 e 35 anos, que buscam informação e entretenimento. Profissionais de imprensa também são grandes usuários das redes oficiais como fonte.

Esses dados só são possíveis graças ao monitoramento constante que a equipe de mídias sociais faz nos perfis do Governo de Alagoas.

“O Instagram por exemplo, é uma ferramenta pouco utilizada pelos alagoanos, então isso facilitou para que nós identificássemos o que os internautas gostariam de curtir”, falou Luiz Siqueira gerente das Redes Sociais do Estado.

Então, se você curte o que o Governo do Estado tem feito em Alagoas, vai até a nossa página oficial no Facebook. Se você também quer acompanhar o trabalho do Governo, segue o nosso perfil no Instagram, @governodealagoas e compartilha o que o Estado tem de melhor a oferecer, porque assim a gente chega lá.

(Agência Alagoas)

Author Description

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior

Edivaldo Junior é jornalista, colunista da Gazeta de Alagoas e editor do caderno Gazeta Rural

Sem Comentários ainda.

Participe do debate