Procon em Alagoas alerta para recall de veículos adquiridos entre 2013 e 2015

BMW e Honda realizam campanha de recall para substituição e reparo gratuitos em peças dos veículos
Procon em Alagoas alerta para recall de veículos adquiridos entre 2013 e 2015

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/AL) alerta aos consumidores sobre recall de veículos. As empresas BMW do Brasil Ltda. e Honda Automóveis do Brasil Ltda. convocam os proprietários e responsáveis dos veículos adquiridos entre 2013 e 2015 para reparo e substituição em peças específicas.

A empresa BMW realiza a campanha de chamamento para atualização do software da unidade de comando do motor e aparafusamento da abraçadeira para tubo flexível no corpo da borboleta das motocicletas BMW, modelos G 650 GS, com numeração de chassi, não sequencial, entre Z085633 a Z598798, e G 650 GS Sertão, com chassi entre Z386198 a Z386228, fabricadas entre 8 de março de 2013 e 6 de agosto de 2015.

Em relação aos defeitos que envolvem as motocicletas, a BMW informou que foi verificado falha de funcionamento no software da unidade de comando do motor (BMS-E), e a possibilidade de entrada falsa de ar no sistema de admissão do motor. Além disso, a empresa informa que essa falha pode acarretar danos no pistão do motor, gerando perda de desempenho da motocicleta e vazamento de óleo para a caixa do filtro de ar.

A entrada falsa de ar no sistema de admissão do motor, pode acarretar no desligamento de forma inesperada da motocicleta quando a mesma estiver em funcionamento no regime de marcha lenta.

Quanto aos riscos à saúde e à segurança apresentados, declarou que pode haver perda do desempenho da motocicleta. Podendo ocasionar acidentes e danos físicos e materiais ao condutor, passageiros e terceiros.

Já a empresa Honda Automóveis do Brasil Ltda. realiza recall dos veículos Honda HR-V, fabricados entre 10 de março e 11 de setembro de 2015, e Honda Fit, fabricados entre 27 de janeiro de 2014 e 22 de abril de 2015.

Foi constatado nos veículos Honda HR-V, com chassi não sequencial entre 8C3RV2850G1100002 e 8C3RV2850G1103899, a possibilidade de aperto insuficiente de alguns dos parafusos dos cubos das rodas traseiras. De acordo com a empresa, essa condição pode causar desprendimento dos parafusos do cubo da roda traseira, emitindo ruído anormal nesta região e, em situação extrema, o cubo poderá soltar-se da sua fixação, possibilitando a perda de controle do veiculo com risco de acidente.

Os consumidores devem procurar estabelecimentos representantes da Honda para efetuar o aperto dos parafusos de fixação dos cubos das rodas traseiras direita e esquerda e, se necessária, a substituição do eixo traseiro e respectivos cubos dos veículos.

Nos veículos Honda Fit, com chassi não sequencial entre 93HGK58*0FZ200031 e 93HGK58*0FZ258686, foi identificado falha na programação do software, possibilitando o rompimento do eixo da polia motora de transmissão, ocasionando a perda de aceleração. Essa condição, segundo o fornecedor, poderá ser um dos fatores para possível colisão que, em situações extremas, poderá causar danos materiais e lesões físicas aos ocupantes e/ou terceiros.

Assim, os consumidores devem comparecer a um de seus representantes para a atualização do software da Unidade de Controle Eletrônica (ECU) dos veículos descritos.

O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor repare ou troque o produto defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um de nossos postos de atendimento ou ligar para 151.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate