Sefaz realiza ‘Operação forte’ nas estradas para aumentar arrecadação

Sefaz realiza ‘Operação forte’ nas estradas para aumentar arrecadação

Depois de confirmar queda na arrecadação do ICMS em setembro, na ordem de -4,21%, o secretário da fazenda, George Santoro,  avalia que a situação financeira do Estado ficou ainda mais complicada: “a luz amarela ficou ainda mais forte, mais brilhante”.

Para tentar melhorar a receita de ICMS a Secretaria da Fazenda inicia, a partir desta semana, uma grande operação fiscal nas rodovias de Alagoas. O objetivo é tentar descobrir se existe a possibilidade de sonegação entre grandes contribuintes.

A queda na arrecadação em setembro pode ter sido motivada por um atraso dos comerciantes na formação dos estoques para o final do ano, acredita George Santoro. “Muitas lojas não renovaram os estoques, o que normalmente acontecia até setembro. Vamos torcer que isso aconteça este mês”, pondera.

“Vamos fazer uma operação mais forte nas estradas, porque a gente identificou que as empresas baixaram os estoques e vão comprar agora em outubro e novembro para o Natal. A gente montou equipes e vamos ficar mais atentos na entrada das mercadorias no Estado. A operação começa esta semana e vai se prolongar até o final de novembro”, adianta Santoro.

O secretário diz que a operação serão marcar por “uma fiscalização mais intensa, mais rígida na cobrança do antecipado, diferencial de alíquota. A gente sabe que é um período bastante significativo”.

Caixa único

Este mês, avisa Santoro, o Estado voltou a operar com o “Caixa Único”,  que ajuda a “dar um fôlego no caso da necessidade de um desencaixe não previsto. Aos pouquinhos vamos implementando isso e melhorando a gestão de caixa do estado, o que dá um leque de opções, caso a situação aperte mais este mês”, pondera.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate