Criadores alagoanos são pioneiros na entrega de índice genômico do Nelore CEIP

Criadores alagoanos são pioneiros na entrega de índice genômico do Nelore CEIP

Apresentar genética de qualidade e comprovada. Não basta melhorar o animal, os criadores agora apostam na comprovação do trabalho através do índice genômico, que dá garantias científicas da produtividade do gado.

Juntos, Ronaldo Cunha, da Fazenda Mato Grosso, Victor Gonçalves, da Fazenda Lagoa da Vaca, e Thiago Tenório, da Fazenda Ocidente, decidiram apresentar o índice de forma pioneira no estado. “O índice apresenta a base genética do animal, com garantias de melhoramento. Ele comprova a capacidade do animal de transferir sua qualidade genética para os seus filhos”, explica Victor.
Os touros nelore melhorados receberam o Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP), entregues pelo programa de melhoramento genético, realizado pela Cia. de Melhoramento. Um dos animais destaque do programa é o touro Paint Incal, um líder de sumário que vem evoluindo e hoje está na central vendendo sêmen. 
“O trabalho realizado com esse touro é o mesmo que estamos usando hoje com animais da nova safra. Ele foi trabalhado a pasto e hoje é um touro provado”, afirma Victor, ele destaca que o Incal já um nelore CEIP. 
Outros animais melhorados e com certificado CEIP serão apresentados durante o 2º Dia de Campo e o Shopping Nelore Minas, que será realizado neste sábado (03), às 09h, na Fazenda Mato Grosso II, em Maragogi. Serão 30 animais prontos para serem vendidos, com genética comprovada e índice genômico. O evento vai apresentar a genética de alto desempenho, precocidade e eficiência do rebanho dos três criadores. 
Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate