Secretaria da Cultura entrega certificados aos novos mestres do Patrimônio Vivo

Secretaria da Cultura entrega certificados aos novos mestres do Patrimônio Vivo

Os novos mestres da cultura alagoana receberam, nesta quinta-feira (01), o certificado de Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas, entregue pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A solenidade aconteceu no Salão de Despachos do Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa).

Foram agraciados o artesão em madeira Antônio dos Santos e o mestre de Guerreiro José Laurentino Sirilo, ambos de Lagoa da Canoa; a mestra do Coco de Roda Zeza do Coco, de Cajueiro; e a artesã Vânia Oliveira, de Maceió.
Para a Mestra Vânia Oliveira, 58 anos, o seu registro no Livro de Patrimônio Vivo de Alagoas foi uma surpresa. “Geralmente os Patrimônios Vivos já estão em idade avançada, mas é um reconhecimento que eu acredito merecer pelo trabalho que venho fazendo há anos, são 32 anos de artesanato”, ressaltou.

Segundo a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, o título de Patrimônio Vivo de Alagoas representa o reconhecimento do Governo do Estado aos anos de dedicação à cultura.

“Os mestres e mestras do Patrimônio Vivo são o resgate da nossa identidade cultural. Eles foram escolhidos por sua representatividade e trabalho de preservação da cultura alagoana por meio do trabalho artístico e manual”, disse.

O Governador de Alagoas, Renan Filho, também prestigiou os novos mestres. “Alagoas é um dos estados mais ricos em força cultural, especificamente em folguedo. O Registro de Patrimônio Vivo é o reconhecimento à força do povo alagoano materializado nesses novos mestres”, destacou.

A cerimônia contou com a presença de mestres que já fazem parte do patrimônio vivo, entre eles, o Mestre do Fandango Pancho, o violeiro João de Lima, o escultor em madeira Pedrocas, o embolador Jaçanã e a Mestra das Baianas Maria do Padeiro.

Também estiveram presentes na cerimônia a secretária Executiva de Estado da Cultura, Rosiane Rodrigues; a superintendente de Identidade e Diversidade Cultural, Perolina Lyra; o superitendente de Formação e Difusão Cultural, Edlúcio Donato; a secretária Municipal de Cultura de Lagoa da Canoa, Rita de Cássia Petuba; os membros da comissão avaliadora Paulo Poeta, Ivone Apratto e Ivan Barsand; o presidente da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas, Marcos Lima; e a representante do Conselho Estadual , Layse Langu.

Registro

O edital de inscrição no Livro de Registro de Patrimônio Vivo (RPV-AL) – criado pela Lei nº 6.513, de 22 de setembro de 2004 e alterada pela Lei nº 7.172, de 30 de junho de 2010 – reconhece como Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas mestres e mestras que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas nas áreas de danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras.

Os novos membros do Patrimônio Vivo passam a receber uma bolsa mensal, no valor de um salário mínimo e meio, como apoio para dar continuidade aos seus saberes populares.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate