Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Cesmac é inaugurado em Maceió

Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Cesmac é inaugurado em Maceió

O lançamento oficial do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Cesmac, ocorrido nessa quarta-feira (30), no auditório central da Instituição, reuniu personalidades da área científica de Alagoas, entre elas o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Pablo Viana.

O NIT é o órgão responsável por coordenar a política de propriedade intelectual e inovação tecnológica adotada pelo Centro Universitário, e contribuir para o desenvolvimento cultural e tecnológico da sociedade alagoana, trabalhando como intermediário para parcerias e facilitador no intercâmbio de informações entre instituições produtoras e fomentadoras de iniciativas científicas.

Ao representar o Governo de Alagoas, Pablo Viana frisou a velocidade cuja inovação tecnológica e científica acontece, a necessidade que as instituições de ensino e pesquisa têm de investimentos e incentivos, para que possam atender de forma satisfatória a sociedade e a forma aberta e democrática com que o Estado apoia projetos que se convertam em benefícios à sociedade alagoana.

“Grande tem sido a cobrança feita às Instituições de Ensino e Pesquisa, e o NIT vem como um espaço de organização e facilitação destes processos, agilizando tomadas de decisões que beneficiam empreendedores, pesquisadores e o cidadão. A Secti funciona como um portal para que esses públicos dialoguem de forma mais ampla, incluindo o Governo do Estado, priorizando os benefícios sociais, tornando iniciativas criativas em solução de problemáticas coletivas”, destacou o secretário.

Viana ressaltou ainda os benefícios que o NIT terá para a percepção, mensuração e valorização da produção científica dentro do ambiente acadêmico. “O Estado entende hoje, ser o conhecimento e a inovação, as molas propulsoras para as transformações sociais necessárias ao desenvolvimento de Alagoas. A ciência só consegue ser percebida pelo cidadão quando ela toma forma de inovação”, concluiu.

Durante a solenidade, o magnífico reitor do Cesmac, João Rodrigues Sampaio Filho, falou da importância da realização do NIT para a instituição, ressaltando o envolvimento e o empenho dos professores e alunos na constituição do projeto que, para o reitor, fideliza o compromisso social da ciência.
Na mesma ocasião, aconteceu o Seminário de Ciência, Inovação e Tecnologia, com palestra do professor Fábio Guedes, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), e mesas-redondas, que discutiram temas diversos em relação a produção científica e apresentou a realidade de outros NITs no estado.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate