Renan Filho vai a Junqueiro e sela aliança política com família Pereira

Renan Filho vai a Junqueiro e sela aliança política com família Pereira

Renan Filho teve um sábado  com o ‘pé na roça’, literalmente. Ele começou o dia visitando um abatedouro industrial de frangos, em Santa Luzia do Norte, que vai gerar 200 novos empregos, e fechou a agenda na Festa do Agricultor, em Junqueiro, num evento que deve marcar a sua aliança política com a família Pereira.

Oficialmente Renan Filho foi a Junqueiro para ver os resultados das sementes distribuídas pelo governo com pequenos produtores de todo o estado.   Este ano o programa governo entregou mais de mil toneladas de sementes a agricultores familiares.

Mas a visita de Renan Filho representa também o ‘plantio’ de uma nova semente política. O governador tem estimulado a aproximação do grupo d ex-deputado Joãozinho Pereira do seu grupo. O acordo já está selado e tudo indica que ele e os Pereiras estarão alinhados em 2016 e em 2018.

Ausência notada

Quem já foi a Festa do Agricultor sabe que até 2014 a presença de Benedito de Lira era obrigatória. Era. O senador que sempre aparecia no evento, realizado em sua cidade natal, não apareceu por lá – ao menos não apareceu nas fotos divulgadas pela prefeitura e pelo Estado, sobre o evento.

A ausência de Benedito de Lira e do seu filho, o deputado federal Arthur Lira, pode significar senão o rompimento, mas o distanciamento político da histórica aliança com a família Pereira. Será?

Amizade antiga

Mas que ninguém estranhe, agora, a amizade de RF e Joãozinho. Os dois chegaram a articular, nas eleições de 2014, uma dobradinha em que Pereira seria o vice. A composição só não foi a frente por conta da ‘teimosia’ de Biu de Lira.

Agora mais próxima politicamente do governador, a família Pereira deve articular com Renan Filho as eleições de 2016.

Joãozinho Pereira, pelo que se sabe, vai mesmo disputar prefeitura de Teotonio Vilela, onde é considerado “imbatível”.

Em Campo Alegre, Pauline vai para a reeleição. E em Junqueiro o governador costura uma aliança que pode parecer ‘improvável’, mas possível, unindo o grupo de Raimundo Tavares com a família Pereira.

Nas eleições de 2014, Morgana, que é filha de Raimundo Tavares (que já foi prefeito de Junqueiro e lidera o grupo dissidente dos Pereiras na região), participou ativamente da campanha pró RF e contra Biu em Junqueiro.  No evento realizado neste sábado, 15, Morgana estava lá, no palco, ao lado de Renan Filho e da deputado Jó Pereira, numa demonstração de que a aliança política foi selada.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate