Rodoviários prestam esclarecimentos à SMTT após reclamações

Rodoviários prestam esclarecimentos à SMTT após reclamações

Representantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) compareceram, na quinta-feira (13), à sede da empresa Real Alagoas, para ouvirem esclarecimentos de nove motoristas de ônibus após reclamações recebidas por passageiros através do número 118. A medida vem sendo adotada desde janeiro, com objetivo de melhorar a prestação de serviços dos transportes públicos de Maceió, coibindo as condutas inadequadas dos rodoviários.

Na oportunidade, os motoristas tiveram conhecimentos das reclamações recebidas, justificaram as ocorrências em documento e foram orientados sobre o comportamentos correto durante o trabalho em situações diversas.

Caso o motorista ou cobrador de ônibus seja reincidente reincidente em reclamações, a SMTT solicitará que a empresa tome punições cabíveis ao rodoviário, a exemplo de curso de qualificação, suspensão de atividade ou até mesmo demissão. “A finalidade de dialogar com eles é trabalhar diretamente no foco do problema e, consequentemente, gerar uma melhoria gradativa no serviço dos transportes públicos”, afirmou o diretor Operacional de Transportes e Táxi da SMTT, Zenildo Filho.

O diretor informou que as reclamações mais recorrentes são “queima” de parada, desvio de itinerário e conduta inadequada com passageiro e garantiu que a participação da população é essencial para a fiscalização.

Um dos participantes do diálogo, advertido pela SMTT sobre queima de parada, justificou que muitos passageiros acionam o sinal somente quando passam do ponto de embarque e desembarque. Porém, garantiu que será mais cauteloso e atencioso, além de ter esclarecido dúvidas sobre diferentes assuntos relacionados ao trânsito. “Achei válido porque o órgão pode ouvir as duas partes da história”, comentou.

A assessora de Planejamento da Real Alagoas, Rosangela Pinho, também parabenizou a medida adotada pela SMTT. De acordo com ela, os motoristas de ônibus ficam mais conscientes quando são advertidos diretamente pelo órgão fiscalizador do que pela própria empresa. “Quando eles percebem que a advertência é da SMTT e não apenas da empresa, eles ficam mais receosos de cometerem erros. Acredito que após o diálogo, a conduta vai melhorar bastante”, mostrou-se confiante.

Ascom/SMTT

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Redação

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