Índice de Confiança do Empresário do Comércio em Maceió volta a recuar

Índice de Confiança do Empresário do Comércio em Maceió volta a recuar

A pesquisa sobre o Índice de Confiança Empresário do Comércio de Maceió (ICEC) registrou queda de 1,9% em julho, passando de 85,5 para 83,9 pontos. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o ICEC continua em baixa, com queda de 27,2%, demonstrando que a tendência em curso é um sintoma que os empresários dos ramos de comércio e serviços de Maceió estão ainda desapontados com dinâmica econômica do País e com o comportamento do consumo.

Na análise do Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), os resultados do ICEC para o mês de julho indicam que o cenário não apresenta grandes mudanças.

Conforme o quadro com indicadores que compõem o Índice de Confiança do Empresário, a queda mais forte aconteceu justamente nesse aspecto, confirmando que os empresários não acreditam em mudanças em curto prazo que possibilitem a reversão do quadro de desaceleração econômica.

O mais preocupante é a perspectiva muito negativa pelo lado dos investimentos empresariais. Conforme indicador abaixo, o índice de investimento empresarial recuou 5,2%.

Sem investimentos, os setores de comércio e serviços diminuem as possibilidades de geração de empregos e renda, colaborando, assim, para a diminuição do ritmo de crescimento econômico.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate