Senai Alagoas ganha simulador de colhedora de cana

Senai Alagoas ganha simulador de colhedora de cana
Alagoas é o primeiro estado da região Nordeste e o segundo do país a contar com um simulador de colhedora de cana. O equipamento, doado pela Case IH Agriculture, por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a Tecmaq, vai atender a uma crescente demanda do setor sucroenergético por profissionais qualificados, diante da crescente mecanização dos processos.
A entrega do recurso didático aconteceu na manhã desta quinta-feira, 6, no Centro de Educação Profissional Gustavo Adolpho Soares, unidade do Senai localizada no município de São Miguel dos Campos, onde o simulador está instalado.
“Este é mais um passo na inovação dos meios didáticos, que vai proporcionar uma base técnica com mais qualidade para os operadores, e ainda pode apoiar o Nordeste como um todo. Há quase dez anos, o Senai Alagoas é um provedor de soluções em recursos didáticos para o País, presente em 19 estados com a microdestilaria, que agora terá uma parceria internacional, na Argentina”, destacou Marcelo Carvalho, diretor das Unidades Operacionais da entidade no Estado.
“A mecanização avança de forma irreversível e é uma necessidade do Estado ter um simulador. Os profissionais que existem em Alagoas acabam recebendo propostas de usinas do Sul, que são mais ricas, e acabam indo embora. A solução é formar mais gente, com mais qualidade e um custo menor”, explicou o diretor da Tecmaq, Ricardo Jorge, que diz acreditar na recuperação do setor sucroenergético.
Para o argentino César di Luca, diretor comercial da Case IH, que lembrou a parceria com o Senai de São Paulo, o Estado de Alagoas reúne as condições para receber o simulador, com a presença de revendedoras da marca, o suporte e o treinamento técnico com a qualidade Senai. “A presença de parceiros respeitados na região é muito importante”, frisou.
A solenidade de entrega do simulador de colhedora de cana teve as presenças do diretor regional do Senai, Marben Loureiro, do assessor da secretaria estadual de Agricultura, Fernando Peixoto, plantadores de cana, representantes de usinas, estudantes e colaboradores do Sistema Fiea.
Simulador
A tecnologia permite a simulação de operações simples, como localização e funcionalidade de cada botão da cabine, tópicos básicos de manutenção e diagnósticos, e até o desembarque da colhedora das pranchas de transporte, que é considerada a etapa mais delicada devido à complexidade técnica. Tudo feito virtualmente. A formação técnica dos operadores também tem aulas na máquina real.
Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate