‘Porque os médicos do PAM Salgadinho não vão trabalhar em outro local?’

‘Porque os médicos do PAM Salgadinho não vão trabalhar em outro local?’

Falta de condições de trabalho ou ponto eletrônico? Uma sugestão apresentada nesta segunda-feira, 3, num programa de rádio de Maceió, pode resolver a questão: ‘Porque os médicos do PAM Salgadinho não vão trabalhar em outro local?’

“Se o problema é de fato condições de trabalho no PAM Salgadinho, porque então os médicos não propõem dar expediente, atendendo os pacientes em outra unidade de saúde ou outro local até que a situação se resolva?”.

A sugestão, segundo um secretário da Prefeitura, poderia resolver o imbróglio em torno da greve dos médicos iniciada nesta segunda, na unidade de saúde.

Pode ser de fato um caminho, uma saída. Não foi assim com a Santa Mônica? A unidade fechou para reforma, mas o atendimento foi transferido para outros dois hospitais (do Açúcar e Universitário).

Essa pode ser uma alternativa razoável para por fim a greve, sem prejudicar as pessoas que precisam do antedimento, até porque a reforma do PAM não demoraria menos de seis meses.

A prefeitura, explica o secretário, reconhece que as condições de trabalho no local não são as melhores. “É um problema (a falta de infraestrutura adequada) com o qual convivemos há vários anos e que todos sabem que é de difícil solução. O PAM Salgadinho pertence, na verdade, a União e é cedido ao município. Nem mesmo o Ministério da Saúde tem hoje recursos para reformar o complexo. Mas não é por isso que o município deixará de lutar para prestar atendimento a população”, resume.

A “ideia” que foi lançada pelo jornalista Ricardo Mota, agrada a prefeitura: “a greve tem essa estranha coincidência com a implantação do ponto eletrônico, um procedimento que não tem mais volta. A prefeitura sempre esteve e está aberta ao diálogo. Independente dos salários pagos aos médicos, o que o prefeito Rui Palmeira quer é que a população não seja mais uma vez prejudicada. Por isso, proposta de transferir o atendimento dos médicos do PAM para outro local pode ser encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde, desde é claro que os profissionais se disponham a isso”, pondera.

A greve

De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed-AL), Welligton Galvão, o atendimento no Posto de Atendimento Médico do Salgadinho – PAM Salgadinho, foi suspenso nesta segunda-feira.Os cerca de 70 médicos que tramalham no local entraram em greve por tempo indeterminado em protesto contra a falta de estrutura na unidade de saúde, localizada no bairro do Poço, em Maceió.

O atendimento deve ser retomado a partir desta terça, 4, com manutenção de 30% de serviços “exigidos por lei”, após realização de assembleia da categoria, prevista para esta segunda-feira a noite.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate