Gestores de 46 municípios de AL discutem ações de saúde para os próximos quatro anos

Gestores de 46 municípios de AL discutem ações de saúde para os próximos quatro anos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL), realizou nesta sexta-feira (30), no Espaço Honório, em Arapiraca, a Oficina para Formulação do Plano Plurianual (PPA) e do Plano Estadual de Saúde (PES).

O encontro reuniu secretários municipais, técnicos de planejamento e conselheiros de saúde de 46 municípios pertencentes à II Macrorregião de Saúde.

Durante o encontro, foram discutidas propostas e estabelecidas metas, que serão formalizadas, para serem executadas nos próximos quatro anos. Na oportunidade, foi apresentada a situação da Saúde em Alagoas e realizada uma análise das necessidades e problemas apresentados pelos gestores municipais.

Por meio do Plano Plurianual, serão especificados os compromissos do Governo do Estado, através de programas, iniciativas, metas e objetivos para os próximos quatro anos. Por outro lado, o Plano Estadual de Saúde serve para orientar a gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a superintendente de Gestão e Participação Social da Sesau, Manoela Mendes, entre as maiores demandas e necessidades apresentadas pelos municípios, estão o serviço de Atenção Básica, atendimentos nos hospitais e os deslocamentos de pacientes para os grandes Centros, a exemplo de Maceió e Arapiraca.

Ainda durante a oficina, foram discutidos temas como a Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Assistência Farmacêutica, Vigilância em Saúde e Planejamento, Gestão e Participação Social no SUS.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate