Programa Ouro Branco aumenta renda de produtores rurais em Palmeira

Programa Ouro Branco aumenta renda de produtores rurais em Palmeira

Lançado em agosto de 2014 pela Prefeitura de Palmeira dos Índios, o Programa Ouro Branco tem começado a mostrar seus resultados positivos. A iniciativa conta com a parceria da Cooperativa de Produção leiteira de Alagoas (CPLA) e visa ampliar o potencial da produção leiteira na cidade, gerando mais empregos e aumentando a renda dos criadores da região, além de uma série de vantagens.

Após a criação do programa, a Prefeitura passou a distribuir tanques de resfriamento de leite em diversas regiões da zona rural do município para que os produtores leiteiros, permitindo a venda do produto a um preço justo. É o que tem acontecido no povoado Lages do Caldeirão. Desde dezembro do ano passado, a produção aumentou significativamente e o posto de resfriamento da região tem recebido diariamente mil litros de leite.

De acordo com Indira Luiza, responsável pelo Posto de Resfriamento da Lages do Caldeirão, a região já tem cerca de 20 produtores cadastrados, que entregam, cada um, cerca de 200 litros de leite por dia. A média de leite apurado diariamente chega a 2 mil litros.

“Recebemos leite três vezes por semana e realizamos o teste de qualidade antes de despejar o leite no tanque. Usamos um produto chamado Alizarol, que testa se o leite foi misturado com água ou se há impurezas. Quando o teste dá negativo, nós não aceitamos o produto. Só pegamos leite puro, que tenha sido ordenhado sob a máxima higiene. É muito difícil chegar leite ruim aqui e isso deixa os produtores felizes, por verem seu trabalho reconhecido”, explica Indira.

O produtor, além de ter sua produção valorizada, também recebe outros benefícios. Entre as principais vantagens, além da garantia da venda do leite, eles recebem a assistência de especialistas; o melhoramento genético do rebanho; a ração e sementes de milho e sorgo. Segundo Indira, tudo isso reflete no aumento na quantidade de leite retirado, no aumento imediato da renda, em torno de 20%, na valorização do produtor rural e na melhoria na qualidade de vida.

O objetivo do Ouro Branco é ajudar o pequeno produtor rural. A Prefeitura de Palmeira dos Índios compra o leite a um preço justo, compatível com o mercado, e revende o produto para programas das redes municipal e estadual. Somente no povoado Lages do Caldeirão já estão sendo beneficiadas mais de 100 famílias, o que, de acordo com Indira, dá uma média de 500 pessoas tendo a sua produção valorizada.

Ascom/Palmeira dos Índios

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate