Seis municípios alagoanos serão inseridos em programa federal de apoio à juventude

Seis municípios alagoanos serão inseridos em programa federal de apoio à juventude

Os programas da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) visam proporcionar mais oportunidades aos jovens brasileiros. Em Alagoas, as ações relacionadas ao assunto estão inseridas nas atividades da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj). A secretária adjunta da pasta, Morgana Tavares, esteve em Brasília para lutar por recursos desta natureza, e sobretudo, trazer para Alagoas iniciativas federais que podem melhorar o dia a dia do jovem alagoano.

Ela adiantou pautas discutidas em recente reunião com o secretário nacional de Juventude, Gabriel Medina.

“Falamos sobre o programa Estação Juventude, que instala espaços físicos para oferecer serviços e oficinas culturais e esportivas para os jovens”, esclareceu Morgana Tavares.

A secretária adjunta ainda debateu a efetivação do Juventude Viva, que é um plano de prevenção à violência contra a juventude negra. “Também conversamos sobre a terceira Conferência Nacional de Juventude, que vai acontecer entre os dias 16 e 19 de dezembro deste ano, em Brasília,” explicou a gestora alagoana.

De acordo com Morgana Tavares, alguns dos programas serão repaginados, passarão por mudanças. A ideia é integrá-los. E neste sentido, o Governo de Alagoas está analisando os passos que devem ser seguidos para pôr em prática os mecanismos federais de apoio ao jovem.

Juventude Viva e Estação Juventude devem se unir, para ter maior efetividade, justificou a adjunta. Eles – os programas – ainda devem ser inseridos na política de segurança pública estadual, quando se unirem ao Pacto pela Redução dos Homicídios – junto ao Ministério da Justiça.

Inicialmente, no Brasil, serão inseridas 81 cidades no futuro programa, que vai unir o Juventude Viva e Estação Juventude. Desse número, seis são municípios alagoanos: Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Rio Largo, Marechal Deodoro e União dos Palmares. O principal critério para escolha das localidades foram os índices de maior vulnerabilidade social entre os jovens.

Segundo a secretária adjunta, existem estratégias para que os programas sejam desenvolvidos com mais rapidez. Além de unir as políticas, por meio de um comitê intersecretarial, composto por seis gestores de pastas estaduais. Morgana Tavares enfatiza que esta é a primeira ação a ser realizada.

“São as pastas da Cultura, Trabalho e Emprego, Defesa Social e Ressocialização, da Mulher e Direitos Humanos, Educação, além de Política Sobre Drogas [Seprev]. Os gestores garantem não medir esforços para que os programas possam cumprir o papel de proporcionar mais oportunidades aos jovens alagoanos,” finalizou Tavares.

Vale salientar que a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Claudia Petuba, e sua adjunta da Juventude, têm visitado as secretarias estaduais para amarrar compromissos e alinhar procedimentos. O processo está em desenvolvimento.

Portal da Juventude

O secretário nacional, Gabriel Medina, informou que o portal da juventude será lançado em agosto e tem como base, três eixos. ‘Fique Ligado’, que propõe a participação dos jovens comunicadores a trocarem experiências; ‘Na minha área’, espaço onde o jovem pode localizar as ações da região dele; ‘Faça Parte’, onde o jovem pode trabalhar voluntariamente e ajudar outros jovens.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate