Balanço do Inmeq apresenta dados sobre produtos pré-medidos no Estado

Balanço do Inmeq apresenta dados sobre produtos pré-medidos no Estado

Um dos ramos de atuação do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq) é a verificação de produtos medidos e embalados sem a presença do consumidor, os pré-medidos. O relatório apresentado pelo instituto nesta terça-feira (21) mostra que foram realizadas 511 visitas a estabelecimentos comerciais no Estado, as quais resultaram na análise de mais de 12 mil produtos.

As ‘massas desiguais’, produtos embalados pelo ponto de venda e que não possuem padronização do conteúdo nominal, apresentaram 13% de irregularidade durante as fiscalizações, enquanto os produtos industriais tem um índice de 2,43%.

Além da avaliação das medidas, os agentes do Inmeq fiscalizam os rótulos das embalagens para verificar se contêm todos os dados obrigatórios e a disposição das informações de forma clara para o consumidor.

Para o chefe de Pré-medidos, Adeilton Malafaia, o percentual apresentado é bem significativo, apesar de parecer pequeno. “O número de avaliações e análises é grande, por isso, mesmo com índices relativamente baixos, representam muitos produtos com não-conformidade no mercado”, explicou.

De acordo com Malafaia, outro segmento que chama a atenção é o de produtos que não podem ser avaliados de forma prévia, como é o caso de produtos descartáveis. Esses itens são levados ao instituto para verificação e costumam apresentar elevado grau de reprovação.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate