Sefaz muda horário de servidores para ‘driblar’ protesto da CUT

Sefaz muda horário de servidores para ‘driblar’ protesto da CUT

Gato escaldado tem medo de água fria. Para evitar mais “prejuízos” a Secretaria da Fazenda mudou o horário de trabalho de alguns dos seus servidores nesta segunda-feira.

Alguns funcionários, especialmente os “estratégicos” chegaram no local de trabalho antes das 7h da manhã nesta segunda-feira,20. No sábado, 18, alguns servidores foram trabalhar para evitar atrasos em alguns pagamentos – incluindo o INSS.

“Tivemos de trabalhar no sábado e chegamos mais cedo na segunda-feira porque existem processos na secretaria que não podem parar”, revela um dos superintendentes da Pasta.

Em texto distribuído pela Agência Alagoas a Sefaz avisa que está fazendo levantamento do “prejuízo” causado pelo ato da CUT/AL na sexta-feira, 17, quando um grupo de servidores bloqueou, durante todo o dia, a entrada do prédio sede da Secretaria.

O governo já avisou que irá recorrer à justiça, se preciso, para evitar novos bloqueios em órgãos públicos, entre outras medidas.

Reação dura

Diferente da reação que teve em relação a operação padrão realizada recentemente pelos militares, quando se limitou a classificar o movimento de “inoportuno”, o governo do estado tem uma reação mais dura ao ato da CUT/AL.

Ao fazer isso, o Estado demarca seu território e impõe limites ao movimento. É uma sinalização de que o governo pode endurecer a relação com lideranças dos servidores.

Tanto é assim que o Sinteal já está divulgando em sua página (http://www.sinteal.org.br/) panfleto que fala sobre direito de greve e a possibilidade de demissão dos servidores em função da paralisação.

Ao ‘endurecer’ o governo também sinaliza que não vai além dos 7% para a Educação e 5% para os demais servidores.

Agora é esperar o próximo passo da CUT/AL. Pelo que se conhece do movimento, é pouco provável um recuo sem que ocorra um “fato novo”.

Versão oficial

Veja o texto da Agência Alagoas sobre os “prejuízos” causados pelo ato da CUT:

Fazenda faz levantamento sobre prejuízo provocado por ato da CUT

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) está realizando um levantamento para saber de quanto foi o prejuízo do Governo de Alagoas com o ato da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que fechou com cadeados e correntes, na última sexta-feira (17), o prédio sede da secretaria, no Centro de Maceió.

Uma liminar da Justiça, de 18 de julho de 2015, garantiu a reintegração de posse do prédio da Sefaz.

Graças ao trabalho dos funcionários, até agora tudo foi resolvido. O Estado conseguiu pagar nesta segunda-feira (20), a guia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no valor de R$ 2.943.150,81, evitando uma multa de 2%, que corresponde a cerca de R$ 59 mil.

“A parceria do Governo de Alagoas com a Caixa Econômica Federal permitiu evitar o pior. O esforço da equipe da Fazenda, que chegou mais cedo nesta segunda-feira, garantiu esse pagamento, em tempo hábil, e outras obrigações”, informa o secretário George Santoro.

Edivaldo Junior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate