Tranquilidade e serenidade nortearam negociação entre governo e servidores

Tranquilidade e serenidade nortearam negociação entre governo e servidores

Em um cenário de crise financeira, em que o contingenciamento de despesas tem guiado os rumos do gerenciamento da maioria dos serviços públicos no país, o Governo de Alagoas tem encarado o processo de negociação salarial com servidores explorando a política da sinceridade e do diálogo dentro da realidade econômica do Estado.

O amadurecimento das discussões salariais com servidores estaduais tem direcionado ao acordo mútuo entre as partes envolvidas e ampliado as margens de satisfação das categorias. O governo tem considerado legítimas e democráticas as manifestações dos servidores, ao tempo que estabelece diálogo contínuo e transparente, sem distinguir classe ou entidade.

De acordo com o secretário-chefe do Gabinete Civil, Fábio Farias, a recente conquista dos policiais e bombeiros militares é um grande exemplo do avanço desse molde. Ele explica que, dentro dos limites da lei, foi possível estabelecer o reconhecimento de uma categoria que tem se dedicado a reduzir os índices vergonhosos da violência.

Paralelamente foi elaborado um projeto que oferece estabilidade à corporação militar igualando o tratamento dedicado aos demais servidores.
“Resolvemos a pendência financeira deixada pelo governo anterior com os militares. Foi firmado um acordo, cujo governo pôde honrar com que estava estabelecido na lei. Em 2017 e 2018 bombeiros e policias voltarão a ter a data base igual aos demais servidores do Estado, ou seja, com revisões salariais anuais garantidas”, explicou o secretário.

Foge a regra o acordo que deverá ser firmado com os servidores da Secretaria de Estado da Educação, uma vez que o aumento concedido aos professores será diferenciado devido à especificação do recurso proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para as demais categorias, o secretário Fábio Farias recorre à força de conciliação entre governo e entidades.

“Infelizmente, o aumento para os professores será diferenciado. Nós fizemos uma proposta e acreditamos no bom senso para sua aceitação. Apelamos para o bom senso dos professores e dos demais servidores do Governo de Alagoas, pois um desencontro não é bom para ninguém, nem para governo, nem para a sociedade”, ressaltou o gestor do Gabinete Civil.
O secretário disse ainda que toda a equipe do governador Renan Filho está trabalhando de forma estimulada e acredita na evolução positiva de Alagoas.

“Estamos muito felizes com os índices de redução da criminalidade e iremos melhorar os índices na saúde e na educação. Esperamos o reconhecimento da sociedade em relação à melhoria da qualidade de vida das pessoas”, salientou Farias.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate