Governo recebe líderes de movimentos rurais para tratar de reforma agrária

Governo recebe líderes de movimentos rurais para tratar de reforma agrária

Lideranças de diversos movimentos agrários estiveram reunidas, nesta quarta-feira (1º), no Palácio República dos Palmares, para discutir com o Governo do Estado pautas referentes à reforma agrária.

Os representantes reivindicam a cessão de terras improdutivas pertencentes a usinas que declararam falência, bem como a intercessão do Estado junto ao Poder Judiciário na execução de reintegração de posse em diversos municípios alagoanos.

Durante a reunião, o diretor-presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Jaime Silva, afirmou acreditar em um desfecho positivo quanto à negociação com o Tribunal de Justiça para a revisão dos prazos das reintegrações de posse marcadas.

Segundo o presidente do Iteral, ordens judiciais para a retirada de famílias estão previstas já para este mês, em municípios como Maragogi, Novo Lino e Ibateguara.

“Diversas famílias se fixaram nestas cidades, começaram a produzir, mas as decisões judiciais podem impedir que elas façam a colheita. Vamos ouvir as reivindicações e articular com o Gabinete Civil uma reunião com o Judiciário para rever os prazos estipulados, ao passo que também iremos analisar as ações de apoio a essas famílias”, explicou Jaime Silva.

Representante do MST de Alagoas, Débora Nunes participou do encontro no Palácio República dos Palmares e ressaltou o compromisso do Estado nas questões agrícolas.

“É um pleito antigo e nós acreditamos em uma atitude positiva por parte do Governo de Alagoas. O grupo que detém boa parte dessas terras de usinas improdutivas declarou falência e nós queremos que essas terras sejam destinadas à reforma agrária. Há, também, preocupação com as famílias atingidas com essas reintegrações de posse, já que e não podem simplesmente voltar para as beiras de rodovias. Precisamos, mais do que nunca, do apoio governamental”, enfatizou.

Além do diretor-presidente do Iteral, a integrante do Comitê Gestor de Conflitos Agrários, Edenilza Lima, representou o Gabinete Civil em nome do secretário Fábio Farias durante reunião com os líderes agrários.

Os movimentos presentes foram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento de Luta pela Terra (MLT), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Unidos pela Terra (MUPT), Movimento Via do Trabalho (MVT) e Terra Livre.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate