Prefeitura de Maceió alerta sobre descarte inadequado de lixo

Prefeitura de Maceió alerta sobre descarte inadequado de lixo

A ação preventiva realizada pela Prefeitura de Maceió nos últimos meses minimizou os problemas causados pela chuva, que comumente acomete a capital alagoana durante o início do inverno.

Com exceção de algumas localidades, que sofrem em função da ocupação irregular (grotas e áreas de encosta) ou apresentam problemas estruturais crônicos – como na região da Levada e do Dique-Estrada –, os serviços da chamada Operação Inverno, realizados em conjunto pela Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) e pela Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec), evitaram transtornos em maiores proporções em função do período das chuvas.

Contudo, o descarte inadequado de resíduos voltou a ser o vilão em algumas situações de alagamento e inundações de vias e ruas. O superintendente da Slum, Jackson Pacheco, faz um alerta à população que insistem em descartar lixo de modo inadequado. “Quando o assunto é limpeza urbana, o cidadão precisa entender que ele também é responsável. A gestão municipal faz a sua parte, mas o cidadão também tem deveres para se beneficiar de seus direitos”, aponta o gestor.

Causa e efeito

A relação causa e efeito é simples de entender. Tudo começa quando o cidadão descarta o resíduo em via pública. Dali, em função da ação do vento e das chuvas, o resíduo é levado para a linha d’água (meio-fio) e entra pelas grades das galerias de águas pluviais. Com isso, o acúmulo de resíduos na entrada das galerias dificulta a entrada da água da chuva e impede o escoamento. O resultado: vias alagadas.

Agora, pense o contrário. Imagine que todos nós tivéssemos educação ambiental a ponto de não jogar o lixo na rua. Qual o seria o resultado quando as chuvas mais fortes caíssem sobre Maceió? A água escoaria para as galerias e seria lançada no mar. Não haveria inundações e nem alagamentos e os transtornos causados à população seriam bem menores ou praticamente inexistentes.

Portanto, por menor que seja o resíduo – do palito de picolé à lata de refrigerante – procure uma lixeira mais próxima ou leve com você até encontrar um local apropriado para o descarte. Se for o caso, leve para casa e coloque no saco de lixo. Pense nisso. Evitar o descarte inadequado é um dever de todo o cidadão.

Ascom Slum

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate