Chuvas no Sertão aliviam seca mas população ainda depende de carro pipa

Chuvas no Sertão aliviam seca mas população ainda depende de carro pipa

As chuvas que estão caindo em Alagoas amenizaram a seca e trouxeram esperança para a população que sofre há anos com uma seca perversa. O prefeito Jorge Dantas, Secretário Geral da AMA disse hoje, em uma entrevista que esse alívio não consegue diminuir o drama da falta de água para o consumo humano e a necessidade do abastecimento através de carro pipa é fundamental para evitar o êxodo rural que tem crescido nas cidades do Sertão.

Atualmente 36 cidades estão em estado de Emergência e vão receber um reforço no abastecimento através da operação Água é Vida, montada pelo governo do Estado com recursos do Fecoep por dois meses. Arapiraca e Lagoa da Canoa aguardam ainda homologação. Mesmo com a demora na execução, o prefeito disse que a distribuição vai conseguir aumentar o número de comunidades atendidas. Desde que foi suspensa, em abril de 2014, os prefeitos têm bancado uma conta alta. Em média, R$ 25 mil reais por semana para garantir água potável.

Com regime de chuvas abaixo da média, concentrada em alguns períodos e escassa na maioria, o sertanejo não consegue manter a lavoura e a pecuária. “Só a chuva de verão consegue resolver esse problema e este ano, mais uma vez, ela faltou”, disse Dantas. Além disso, cada vez há mais dificuldade nos pontos de captação de água para manter os pipa e a saída são as obras estruturantes e adutoras de engate rápido que foram anunciadas pelo ministro da Integração na semana passada, em Maceió.

Só com essa ampliação da oferta de água , as pessoas vão ter a garantia de ver suas cisternas sempre cheias. Hoje elas se espalham por todo Sertão e Semi-árido como única alternativa para o abastecimento. Água encanada, nas torneiras, já falta até na zona urbana de muitas cidades.

O prefeito também foi taxativo ao dizer que nenhum prefeito gostaria de continuar gastando em carro pipa e é uma falácia dizer que há manobras políticas e eleitoreiras. “ Queremos, sim, oferecer saúde e educação de qualidade e executar as obras de infra- estrutura necessárias para o desenvolvimento das cidades.”

AMA

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate