Ecoponto recebe até 40 toneladas de resíduos por dia

Ecoponto recebe até 40 toneladas de resíduos por dia

Diariamente, entre segunda e sábado, o Ecoponto Pajuçara envia duas caçambas estacionárias completamente cheias de resíduos para o Aterro Sanitário de Maceió. Como cada contêiner sai carregado com aproximadamente 20 toneladas, o equipamento instalado Prefeitura de Maceió na Rua Campos Teixeira, na Pajuçara, chegar a receber até 40 toneladas de material todos os dias.

Na manhã de segunda-feira (22), enquanto o caminhão retirava uma das caçambas cheias e deixava uma vazia, o carroceiro Jeferson da Silva, que atua há dois anos com o serviço de frete, despejava restos de construção civil provenientes de uma pequena reforma de uma casa situada no bairro de Ponta Verde.

“Com o Ecoponto ficou melhor. Quando a gente colocava nos terrenos, os fiscais nos abordavam, claro, porque é errado. Agora, a gente trabalha mais sossegado porque sabe que não está fazendo nada errado”, comentou, enquanto auxiliava na retirada da carga junto ao gari Jadson Gomes, que tem quatro anos de Limpeza Urbana e há pouco menos de um ano trabalha no Ecoponto.

“Olha que hoje o movimento é menor porque é segunda-feira e, com o inverno, o número de viagens diminui porque as pessoas evitam fazer obras e reformas”, explicou o agente de limpeza ao ser perguntado sobre o movimento constante de carroceiros e fretistas que, assim como Jeferson, já sabem o local correto para despejar os resíduos.

“Eu fiquei sabendo por causa do meu pai que trabalha com carroça há 32 anos. Eu trabalhava com ele e agora comprei a minha”, disse o carroceiro. Por dia, ele traz até quatro viagens para o Ecoponto. Trabalha apenas no primeiro horário. “A tarde, eu tiro para cuidar do animal. Ele precisa estar com saúde e bem alimentado para pode ter força para trabalhar durante o dia”, apontou.

Mas para quem ainda não conhece, vale explicar que o Ecoponto Pajuçara é um equipamento destinado a receber pequenos volumes (até 1 metro cúbico) de resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso – como móveis e eletrodomésticos em desuso).

Responsabilidade do gerador

O Código Municipal de Limpeza Urbana diz que resíduos de construção civil – também conhecidos pela sigla RCC – não tem a coleta sob a responsabilidade da gestão municipal: cabe ao gerador do resíduo contratar empresa licenciada.

Além de realizar a coleta com destinação final para o Aterro Sanitário de Maceió, a empresa irá disponibilizar um contêiner ou caixa estacionária para acondicionamento dos resíduos durante os dias da obra.

Contudo, o Ecoponto instalado pela Prefeitura de Maceió se destina a atender o cidadão que gera pequenos volumes de resíduos em sua reforma.

Por isso, fica a dica: sempre que for contratar um fretista ou carroceiro para destinar resíduos de construção civil ou material inservível e volumoso, oriente para que ele leve ao Ecoponto Pajuçara. Isso vai evitar o acúmulo de resíduos em vias, esquinas e terrenos e deixar Maceió uma cidade mais limpa.

Ascom Slum

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate