Estado quer duplicar número de beneficiários da tarifa social de energia

Estado quer duplicar número de beneficiários da tarifa social de energia

Duzentos e setenta mil famílias são contempladas na tarifa social de energia em Alagoas. É este número que o governo de Alagoas quer duplicar e para tal, a Secretaria de Estado da Assistência Social assinou, nesta segunda-feira, 22, um termo de cooperação técnica com a Eletrobrás Distribuição Alagoas.

Quem consome 50Kw/h por mês está isento de pagar sua conta de energia elétrica, a secretaria estadual ficará responsável por uma busca ativa, porém, a intenção é dobrar o benefício no Estado de Alagoas.

O trabalho, a partir de agora, consiste em duas fases. A primeira missão da Secretaria de Estado da Assistência Social será atualizar o banco de dados para saber se todos aqueles que fazem parte de qualquer programa social do governo federal.

A segunda parte consiste em expandir a tarifa social para aqueles que necessitam do programa. Atualmente, apenas 270 mil pessoas estão cadastradas na tarifa social, enquanto a meta, deste ano, é duplicar esse número.

“Às vezes, as famílias não sabem que, na sua grande maioria, podem até não precisar pagar conta de energia. A tarifa social é uma modalidade tarifária voltada para o consumo popular de baixa renda, cujo pagamento das contas poderá ser feito completamente pelo governo federal, de maneira que se a família gasta 50kw/h por mês ele é totalmente isento de pagar a conta de energia”, explicou o secretário de assistência social, Joaquim Brito.

Segundo o secretário, a partir de agora, a pasta vai trabalhar de forma intensa para fazer a busca ativa dos beneficiários dos programas sociais do governo federal para cadastrá-los na tarifa social de energia.

Na contabilidade do presidente da Eletrobrás Distribuição Alagoas, Vladimir Abreu, o número de beneficiados pela tarifa popular em Alagoas tem caído.

“Do ano passado para cá, nós perdemos na ordem de 30 mil beneficiários no banco de dados. Então, a primeira meta é recuperar o que nós perdermos”, pontuou o presidente da concessionária energética em Alagoas.

Tarifa social
Para ter acesso à tarifa social de energia, é preciso que os clientes – o titular da conta – sejam cadastrados em um programa social do governo federal.

“Se a família gasta 50Kw/h por mês, ele é totalmente isento de pagar a conta de energia. E, se ele gasta entre 51Kw/h a 200, ele tem vários abatimentos que começa de 90% e vai até 40%”, explicou o secretário de Assistência Social, Joaquim Brito.


Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate