Operação de desocupação da Favela do Jaraguá ocorre pacificamente

Operação de desocupação da Favela do Jaraguá ocorre pacificamente

A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) convocou a imprensa, na tarde desta sexta-feira (19), para apresentar um balanço da operação de reintegração de posse da área de Marinha, mais conhecida como Vila dos Pescadores, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

A operação, que teve início na quarta-feira (17) pela manhã – deve ser concluída na tarde desta sexta-feira, 19 – sem registro de confronto. Por determinação da Justiça Federal, coube a Polícia Militar ordenar a desocupação do terreno e o resguardo da segurança dos moradores e de todos que estavam no local.

O tenente coronel Marcos Sampaio, comandante de Policiamento da Capital (CPC), explicou, durante a entrevista, que desde a semana passada, quando recebeu a ordem judicial, foi efetuada uma série de estudos no local para avaliar o contingente necessário para que a operação transcorresse da maneira mais pacífica possível.

“Fizemos um bom planejamento, então, nós conseguimos agir sem o emprego de força e, com as técnicas de negociação e persuasão da tropa, desocupamos a região sem resistência. Vencemos todos os obstáculos e graças a Deus entregamos uma área emblemática, sem disparar nenhum tiro, nenhuma granada”, destacou o comandante do CPC.

No primeiro dia, para as negociações, foram mobilizados 144 policiais militares, do Gerenciamento de Crise, Bope, Cavalaria e Rádio Patrulha. A partir da quarta-feira, o efetivo foi reduzido para 50 policiais por dia.

Conheça o caso
O impasse da desocupação da área, que é da Marinha, já se arrasta desde o ano de 2013. Os ocupantes foram informados da sentença proferida pelo Supremo Tribunal Federal. A corte havia estipulado um prazo de 30 dias liberar o terreno. O prazo se venceu em 9 de junho

Desde o ano de 2011, a Prefeitura Municipal de Maceió fez um cadastro dos moradores da localidade com o intuito de beneficiá-los com uma nova moradia. Na primeira etapa da desocupação, as famílias foram transferidas para o Conjunto Residencial Vila dos Pescadores, no bairro do Trapiche.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate