Piscina do Amor passa a ser zona de exclusão na enseada da Pajuçara

Resolução publicada no Diário Oficial do Estado desta terça (16) teve como base estudo desenvolvido pela equipe do IMA
Piscina do Amor passa a ser zona de exclusão na enseada da Pajuçara

O Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (16) publicou a resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cempram) que aprova o pedido do Instituto do Meio Ambiente (IMA) em tornar a região conhecida como Piscina do Amor, na enseada da Pajuçara, em uma zona de exclusão para diversos usos. A equipe do Gerenciamento Costeiro (Gerco) do IMA deve iniciar a sinalização da área nesta quarta (17) até sexta-feira (19), com a colocação das boias.

Segundo o coordenador do Gerco, Ricardo César, a medida entra em vigor a partir desta publicação do Diário Oficial e deve contribuir para a preservação de diversos organismos marinhos.

“Manter aquela área preservada é uma forma de proteger a biodiversidade da enseada e é possível que os organismos marinhos que se reproduzam ali possam povoar outras piscinas da região”, disse.

A resolução nº 97/2015 ressalta que, entre os argumentos apresentados pelo IMA, os conselheiros também levaram em consideração os estudos realizados na praia, enseada e ambientes recifais; os recifes de corais como berçário para diversas espécies; atividades essenciais para a economia, mas prejudiciais àqueles ambientes; o declínio de espécies da enseada da Pajuçara.

Dessa forma, segundo a resolução, fica criada a zona de exclusão para exploração, explotação e usos diversos, como a pesca, turismo, recreação, prática de esportes, tráfego e fundeio de embarcações no recife denominado de Piscina do Amor.

As ações de monitoramento, fiscalização e pesquisa serão de responsabilidade do IMA, que poderá solicitar o apoio de instituições de pesquisas conveniadas, Batalhão de Polícia Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Capitania dos Portos e Colônia de Pescadores do Jaraguá.

Sinalização

A demarcação da piscina natural será iniciada nesta quarta (17), a partir das 10h, e segue até a sexta-feira (19). A sinalização será realizada em uma distância de 20 metros em relação à borda do recife, com área de aproximadamente 42 hectares.


Ascom IMA/AL

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate