Relatório indica praias próprias e impróprias para banho em Alagoas

Relatório indica praias próprias e impróprias para banho em Alagoas

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulgam, nesta sexta-feira (12), relatório com a lista das praias próprias e impróprias para banho na costa alagoana, e alertam a população para evitar entrar no mar após fortes chuvas, principalmente nas áreas próximas das galerias de águas pluviais e foz de rios. O documento é produzido semanalmente pela equipe do Laboratório de Estudos Ambientais.

O relatório segue o que determina a resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define os critérios para a classificação quanto à própria e imprópria para banho.

São 60 pontos verificados em toda a costa, entre as praias do Pontal do Peba e de Maragogi. Para o relatório dessa semana, as coletas foram feitas nos dias 9 e 10, quando houve incidência de chuvas. As análises indicam 25 pontos impróprios para banho e 35 que podem ser aproveitados pelos banhistas.

No litoral sul foram verificados 18 trechos, com três deles impróprios e localizados nas praias de Duas Barras, Barra de São Miguel e Rio Niquim. Dentro de Maceió, entre o Pontal da Barra e a praia de Ipioca, foram feitas coletas em 20 pontos, sendo que 16 não são indicados para banho. As quatro melhores praias para banho estão localizadas no Mirante da Sereia, Ipioca e Pontal da Barra.

No litoral norte, as coletas foram realizadas em mais 22 trechos e seis deles são considerados impróprios para banho. Eles estão localizados em Paripueira, foz do Rio Tatuamunha e Maragogi.

A classificação quanto à própria e imprópria para banho é determinada pelo índice de coliformes fecais. A resolução do Conama estabelece como parâmetro 80% dos resultados das análises em cinco coletas consecutivas e a presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate