Greve na Polícia Civil só acaba com enquadramento de aposentados

Greve na Polícia Civil só acaba com enquadramento de aposentados

Em greve há 20 dias, os policiais civis não dão sinais de que vão encerrar o movimento até que o governo atenda os três pontos de pauta da categoria: reajuste de 15% para o funcionalismo estadual (IPCA mais ganho real), fim da cota de enquadramento da progressão do PCCS, hoje limitada a 40 processos mês, e o enquadramento dos aposentados.

“A procuradoria (PGE) mudou, estranhamente, de opinião em maio e passou a negar o diretiro do aposentado de ser enquadrado na progressão. Não aceitamos esse ponto de vista, até porque entendemos que o policial se aposentou, na hora saiu decreto, tinha o mesmo requisito que eu que estou na ativa”, reage o presidente do Sindpol.

Josimar Melo avisa que a categoria não abre mão desse ponto: “sem enquadramento do aposentado, não negociados nada”, aponta. Quanto as outras questões, avisa, a categoria tem  negociado com o governo, que sinaliza com a possibilidade de aumento da “cota”.

Já na questão do IPCA, avisa Josimar, a decisão será  conjunta com os demais servidores.

Na questão específica dos aposentados, o Sindpol apresentou “pedido de reconsideração à PGE”, seguindo orientação do governo.

Veja texto  distribuído pelo sindicato:

Sindpol faz pedido de reconsideração à PGE sobre enquadramento dos aposentados

O Sindpol cumpriu o acordo feito com o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Cristian Teixeira, e protocolou, na manhã desta segunda-feira (08), o pedido de reconsideração sobre o enquadramento dos policiais civis aposentados à Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Uma cópia do pedido de reconsideração foi protocolada na Secretaria de Planejamento e Gestão e outra foi entregue à delegada-geral Adjunta da Polícia Civil, Luci Mônica Ribeiro. Na última reunião na Seplag, ocorrida na sexta-feira (05), foi acordado que o secretário Cristian Teixeira fará gestão junto à Procuradoria Geral do Estado (PGE) sobre o enquadramento e celeridade aos processos dos aposentados.

O secretário também se comprometeu a dar uma resposta até quinta-feira (11) ao Sindpol. Entre o impasse do AL Previdência, o Procurador Geral do Estado publicou parecer contrário ao enquadramento dos inativos, causando revolta em toda a categoria.

Os policias civis estão em greve, desde o dia 22 de maio, pelo descumprimento do acordo do Governo do Estado em relação ao enquadramento dos policiais civis aposentados no Carreiras e Subsídios – PCCS, pelo pagamento retroativo do Plano, pagamento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA mais ganho real, fim da cota mensal de 40 processos de progressões entre outros itens da pauta geral de reivindicações.

Edivaldo Junior

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate