Alagoas sedia Encontro de Dirigentes do Nordeste de Vigilância em Saúde Ambiental

Alagoas sedia Encontro de Dirigentes do Nordeste de Vigilância em Saúde Ambiental

Alagoas sedia, até esta sexta-feira (12), o Encontro de Dirigentes do Nordeste das Vigilâncias em Saúde Ambiental. Iniciado nesta quinta-feira (11), o evento acontece na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), no bairro do Farol, em Maceió.

O encontro, realizado pelo Ministério da Saúde (MS), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, visa a troca de experiências entre gestores das Vigilâncias em Saúde Ambiental dos estados. Durante o encontro, serão discutidas políticas públicas que reforçam a atuação das equipes estaduais.

Durante a abertura do encontro, a diretora de Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde, Elizabeth Rocha, destacou a importância do evento para o estado.

“Alagoas recebe com muito orgulho este evento, que é um referencial para a atuação das Vigilâncias em todo o país”, destacou a diretora.

De acordo com a diretora da Gerência Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental do Ministério da Saúde, Daniela Buoni, o encontro aborda diversos tópicos, centrados em temas ligados a agrotóxicos, desastres ambientais e qualidade da água consumida.

“Os agrotóxicos são produtos químicos empregados na agricultura e pecuária, principalmente como herbicidas. Eles podem causar intoxicações graves através da pele, pela ingestão ou inalação”, explicou Buoni.

EPIs

A representante do MS ressaltou que os trabalhadores que lidam com agrotóxicos devem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, avental, luvas e botas. Também é importante aplicar e obedecer a critérios técnicos de segurança, salvaguardando a saúde e bem estar dos trabalhadores e da população.

Outro tema tratado no evento versa sobre a qualidade da água para consumo humano e desastres naturais, como a seca. Elizabeth Rocha lembrou que, em períodos de estiagem, a oferta de água para consumo humano é reduzida, o que pode prejudicar a qualidade dos reservatórios.

“Em períodos de seca, animais como aranhas, cobras e roedores aproximam-se das residências com mais frequência e representam um risco a mais para a população”, alertou a diretora.

O evento conta com a participação de representantes das Vigilâncias em Saúde Ambiental dos estados do Ceará, Bahia, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Piauí.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate