Casal vai solicitar revisão tarifária à Arsal; pedido se baseia na elevação dos custos

Companhia vai demonstrar que os seus custos aumentaram muito além dos 15,27% referentes ao reajuste concedido pela Arsal
Casal vai solicitar revisão tarifária à Arsal; pedido se baseia na elevação dos custos

O presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, disse nesta segunda-feira (8) que a empresa reconhece que a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal) tem a última palavra para o reajuste tarifário e que, para autorização do reajuste extraordinário de 15,27% , o órgão se baseou em diversos índices que medem a inflação do período de julho de 2014 a maio de 2015. Esses índices – explicou – não refletem os preços dos insumos específicos para saneamento, uma vez que essa área não possui índices próprios.

Com base nesse argumento, de acordo com Clécio Falcão, a Casal vai pleitear a revisão tarifária. Para isso, a Companhia vai demonstrar que os seus custos aumentaram muito além dos 15,27% referentes ao reajuste concedido pela Arsal. “Somente a energia elétrica, que é um dos principais insumos da Casal, aumentou cerca de 70% nos últimos meses.

Considerando que esta despesa responde por cerca de 20% nos custos totais da Companhia, apenas para suprir o aumento de energia elétrica, portanto, haveria necessidade de um realinhamento tarifário da ordem de 14%”, explicou o presidente da Casal.

Clécio Falcão elencou uma série de outros componentes que incidem nos custos da empresa, como produtos químicos, serviços de manutenção, material eletromecânico e reajuste salarial dos funcionários. “Com planilhas de preços de todos os seus insumos, a Companhia vai demonstrar a necessidade de que haja não apenas reajuste, mas um realinhamento tarifário, a fim de que a Casal possa suportar a carga de aumentos em seus custos sem comprometer a manutenção de sua estrutura nem a qualidade dos seus serviços”, salientou.

Agência Alagoas

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate