Coopaz faz apelo ao governo pela regularização do Programa do Leite

Coopaz faz apelo ao governo pela regularização do Programa do Leite

Com 20 associações e 750 cooperados, a Coopaz ajuda a abastecer o Programa do Leite. Responsável pelo fornecimento de 14 mil dos 80 mil litros que são distribuídos diariamente com famílias carentes do estado, a cooperativa enfrenta dificuldades para manter a produção.

“Alguns agricultores familiares que abastecem a cooperativa estão saindo e fornecendo para atravessadores ou para grandes laticínios comoa Perdigão”, revela o presidente da cooperativa, Sebastião Ferreira, o ‘Sotero’.

O problema é causado, aponta, pelo atraso no pagamento do programa do leite: “já são 5 quinzenas sem receber. Nós fomos na Secretaria da Agricultura e soubemos que o problema é que o dinheiro não foi repassado pelo Ministério (do Desenvolvimento Social). Quero fazer uma apelo ao governador Renan Filho e a presidente Dilma Rousseff que regularize a situação”, aponta.

As dificuldades são agravadas, aponta Sotero, pelo atraso das chuvas: “hoje é 4 de junho e a chuva ainda não chegou. Estamos com dificuldades para conseguir alimentar os animais”, aponta.

A informação da Secretaria de Agricultura é que o secretário Alvaro Vasconcelos viajou para Brasília, nessa quarta-feira, 3, para tentar regularizar a transferência de recursos do MDS para o programa do Leite em Alagoas. O programa é mantido com recursos do governo federal (80%) e do Fecoep (20%) e atende mais de 4 mil agricultores familiares no estado.

EJ

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate