Gripe: campanha de vacinação termina nesta sexta-feira

Gripe: campanha de vacinação termina nesta sexta-feira

Termina na próxima sexta-feira (05), a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Influenza 2015. Com a perspectiva de atingir a meta de 80% de imunização, pouco mais de 160 mil pessoas na capital alagoana, até esta quarta-feira (3), Maceió atingiu 70% do público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde, que contempla crianças de seis meses a menores de 05 anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) da SMS, Eunice Raquel Amorim, reforça a importância da vacina e convoca todos aqueles que ainda não se vacinaram. “O município reuniu esforços para repetir o bom resultado de campanhas anteriores e é importante que o público-alvo se proteja contra a doença que pode trazer uma série de complicações, internação e mortes decorrentes das infecções causadas pelo vírus”, explicou.

Nesta quinta-feira (04) é feriado e, portanto, as unidades de saúde não irão aplicar as vacinas, mas na sexta-feira (5), o atendimento volta ao normal. Para facilitar mais ainda esse acesso da população, a vacina contra a gripe também se encontra disponível em postos volantes, instalados em locais de grande circulação: Shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes), Maceió Shopping (Mangabeiras), Hipermercado Extra Farol (Gruta), Hiper Bompreço (Buarque de Macedo), Supermercado G Barbosa Praia (Cruz das Almas) e Supermercado Super Giro (Trapiche).

Contraindicações

Em geral, a vacina é bem tolerada, mas alguns eventos adversos pós vacinação podem ocorrer como reações no local da injeção (sensibilidade, vermelhidão e inchaço) e reações generalizadas, como febre, mal estar e mialgia.

A vacina é contraindiciada para pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como qualquer componente da vacina. Os usuários que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores também não devem tomar a vacina.

A doença

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença começa com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.

O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a imunização anual pode evitar de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza. O MS recomenda ainda que, em qualquer suspeita, o paciente procure imediatamente orientação médica.

Ascom SMS

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate