Programa Barriga Cheia inicia colheita de feijão verde em 20 dias

Programa Barriga Cheia inicia colheita de feijão verde em 20 dias

As famílias beneficiadas pelo Programa Barriga Cheia começarão, em 20 dias, a fazer a primeira colheita de feijão verde. No momento, a fase é de floração e emissão das vagens. A ação do Governo do Estado, realizada por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura, teve início em março deste ano.

São 125 hectares usados para o plantio de feijão. Oito áreas estão localizadas no bairro do Benedito Bentes e seis no entorno do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

As 630 famílias contempladas são dos bairros do Benedito Bentes, Eustáquio Gomes e Village Campestre, além do conjunto Lucila Toledo.

O agricultor Carlos José trabalha há dois meses na plantação em uma área no Benedito Bentes. “O que será produzido ajudará no nosso sustento, pois vamos consumir parte do feijão e a outra venderemos no mercado e nas ruas do bairro. Esse projeto é uma importante fonte de renda para todos nós”, disse.

O programa tem acompanhamento técnico do superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria da Agricultura, Hibernon Cavalcante, e do engenheiro agrônomo da pasta, Roberto Paiva.

Segundo Paiva, o estresse hídrico (falta de chuva) prejudicou algumas áreas e o replantio teve que ser feito. “Foi um mês sem chuva, o que obrigou algumas famílias a plantar novamente o feijão”, informou.

A agricultora Maria José Galdino cuida de uma área equivalente a meia tarefa, também no Benedito Bentes, e pretende começar a colheita em dois meses. “A falta de chuva atrapalhou o plantio, por isso vamos começar a colher feijão em julho”, comentou.

Toda a área utilizada no cultivo da leguminosa é de renovação da cana de açúcar. “O empenho do Governo do Estado com o Barriga Cheia garante alimentação para a comunidade de baixa renda. O feijão verde é um excelente fonte de proteína, por se tratar de uma leguminosa e um produto de fácil comercialização”, avaliou o secretário de Agricultura, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.

O programa Barriga Cheia conta com a parceria da Usina Santa Clotilde, Grupo Santana, Usina Companhia Mercantil Agropecuária Pratagy (Cimapra) e Prefeitura Comunitária do Benedito Bentes, por meio do vereador Silvano Barbosa.

Além de Maceió, o projeto também é desenvolvido nos municípios de Campo Alegre, Junqueiro e Teotonio Vilela.

A proposta do Estado é ampliar a ação, em 2016, para toda a Zona da Mata de Alagoas, utilizando, principalmente, áreas de renovação da cana de açúcar.


Ascom Seapa

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate