SMTT realiza ação educativa em faixas de segurança no Centro

SMTT realiza ação educativa em faixas de segurança no Centro

Pedestres que realizavam a travessia nas faixas de segurança do Centro de Maceió foram surpreendidos, na segunda-feira (11), com uma ação educativa da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Quem passava pelo local ficou curioso com a performance dos bonecos gigantes e a entrega dos panfletos pelos educadores do órgão a fim de chamar a atenção para ações de prevenção contra acidentes de trânsito.

Em duas horas de ação, a equipe teve que alertar por diversas vezes pedestres que atravessavam fora da faixa de segurança, com sinal verde para os veículos e até distraídos com o uso do aparelho celular ou fones de ouvido. Segundo a Diretora de Educação de Trânsito da SMTT, Juliana Normande, esse é um comportamento de desatenção característico em Maceió, tanto para as pessoas que realizam a travessia, quanto para os motoristas dos veículos.

“Ambos não prestam atenção no que estão fazendo e não são zelosos no momento da travessia, o que pode levar a uma grave consequência. Hoje tivemos a oportunidade de alertar vários pedestres, principalmente aqueles que acabam atravessando enquanto falam ou teclam no celular e com fones de ouvidos, o que é pior, por não escutar a buzina dos veículos”, explicou Normande.

Um exemplo disto foi o pizzaiolo Jefferson Oliveira, de 27 anos, que ao realizar a travessia, não tirou os fones de ouvido nem por alguns segundos. “Eu já vi acidente na faixa por distração, mas eu sempre espero o sinal fechar e fico atento”, justificou. A diretora de Educação da SMTT garante que esse procedimento não é o correto. Segundo ela, é necessário aguardar na calçada e esperar a vez de atravessar sem o uso de aparelho e quando sentir segurança que o motorista irá parar.

Com ponto de parada de táxi fixo próximo a uma faixa de segurança no Centro, onde estava acontecendo a ação, o taxista Osea Correa, no ramo há 15 anos, opina que a imprudência de pedestres não é algo específico daquele local, mas um problema generalizado. “A falta de prudência é grande. A gente tem um semáforo sonorizado aqui, onde o aparelho fica apitando. Mesmo assim, as pessoas não obedecem e atravessam da forma errada. Eu, inclusive, já presenciei acidentes nesse local.”

As ações da equipe de educadores da SMTT, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), seguirão de forma mais intensa durante este mês, período do movimento nacional “Maio Amarelo”, que tem como propósito alertar a população sobre os índices de acidentes no trânsito.

Secom Maceió

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate