Safra da cana 14/15 em Alagoas entra na reta final

Safra da cana 14/15 em Alagoas entra na reta final

Com quase nove meses de moagem, uma das maiores safras da cana-de-açúcar de Alagoas entra na reta final. Das 20 usinas que participaram do ciclo 14/15, segundo o Sindaçúcar-AL, 19 já finalizaram as operações. Apenas a usina Santa Maria permanece em operação.

Com a produção praticamente encerrada, a safra deverá ter uma produção de 1,8 milhão de toneladas de açúcar, sendo 1,4 milhão do tipo VHP, destinado a exportação, e 443 mil do tipo cristal, além de 529 milhões de litros de etanol, o que corresponde a pouco mais de 359 milhões de litros do tipo anidro – que é misturado a gasolina – e 169 do hidratado.

Diante deste quadro, juntas as usinas alagoanas deverão beneficiar até o término oficial da safra 23,4 milhões de toneladas de cana. Em comparação ao ciclo passado, se estima uma variação positiva de 6,8%.

Prazos

Segundo levantamento realizado pelo Departamento Técnico do Sindaçúcar-AL, a usina Santa Maria, localizada no município de Porto Calvo, informou que estará finalizando a moagem apenas no dia 20 de junho. A unidade foi a última a entrar em operação na safra, colocando as caldeiras em funcionamento no dia 21 de fevereiro.

Já a primeira usina a finalizar o ciclo atual foi a Penedo. Com praticamente cinco meses de moagem, a unidade encerrou a safra no dia 05 de março, com pouco mais de 500 mil toneladas de cana processada, o que corresponde a uma variação negativa de 12,8% ante ao ciclo anterior.

Pontapé inicial

O Sindaçúcar-AL informou ainda que a safra 14/15 teve início no dia 18 de agosto, quando a usina Santo Antonio deu o pontapé inicial ao novo ciclo da cana em Alagoas.

Situada no município de São Luiz do Quitunde, a unidade encerrou o ciclo no último dia 30 de abril com 2,4 milhões de toneladas de cana beneficiadas, representando um crescimento de 14,7% em comparação a safra passada.

Assessoria

Author Description

Redação

Sem Comentários ainda.

Participe do debate